Fundamentos e qualidades da graciosa generosidade. (Parte 1).

Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. (2Co 9:10,11). Estes versículos fazem parte de uma passagem que inicia no versículo seis e vai até o quinze. Na qual Paulo ensina os fundamentos e as qualidades da graciosa generosidade.

Paulo ensina que ninguém perdeu perde ou perderá por ter sido generoso. Dar é como semear. O ser humano que semeia com uma mão egoísta não pode esperar mais que uma colheita escassa e egoísta, mas aquele que o faz com mão generosa e altruísta no seu momento segará a abundância da vida que se dá graciosamente a tudo e a todos.

Os ensinamentos de Jesus o Novo Testamento é um ensinamento prático e uma de suas grandes características e que existe uma recompensa para a prática do amor. Pois onde o amor impera todos ganham, ganha a unidade e o bem-estar se faz vivo na coletividade. Os ensinamentos jamais diz que a bondade não tem nenhum propósito, que a vida é exatamente igual para a pessoa que obedece a Deus e para aquela que não o faz. Nunca esquece que algo novo, precioso e maravilhoso penetra na vida da pessoa que aceita os mandatos de Deus na suprema lei do amor.

Mas a que se entender que as recompensas que o Novo Testamento contempla vão muito além do material. Não vemos nos ensinamentos de Cristo a promessa de riquezas desse tipo, mas sim as que pertencem ao coração e ao espírito. O que pode esperar então uma pessoa generosa?

– Será rico em amor. É certo que ninguém gosta do avarento e a generosidade em amor e verdade pode cobrir uma multidão de pecados. As pessoas sempre preferirão o coração quente cuja calidez do generoso amor pode levá-lo a excessos, à fria retidão de um espírito calculista. Quem semeia amor colherá amor em plenitude.

– Será rico em amigos. Para ser ter amigos se faz preciso ser amigável. Uma pessoa que não é carinhosa não pode esperar receber carinho, até porque o desconhece. O ser humano que tem um coração que se aproxima de todos verá que todos se aproximarão dele. Quem semeia amizade colherá um paiol cheio de benquerença.

– Será rico em ajuda. Sempre chega um dia na vida em que necessitaremos de uma ajuda de alguém. E o que receberemos se tivermos sido mesquinhos em nossa ajuda para com os outros? O mais provável é que outros sejam mesquinhos em sua ajuda a nós. Que semeia ajuda jamais estará sozinho nas tribulações.

– Será rico para com Deus. Jesus nos ensinou que o que fazemos a outros o fazemos para Deus, e chegará o dia em que Ele terá em conta a nosso favor todas as vezes que abrimos nossos corações e mãos ao próximo, e o fechar do coração ou da mão será um testemunho contra nós. (Mat 25:31-46). Pois quando nos doamos em amor e verdade semeamos no tesouro do céu, e nos tornamos parecidos com Cristo e Ele conhece os que tem o amor como primazia de vida e jamais correremos o risco de ouvir: “Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade. (Mat 7:23).”

Que cada um seja o juiz de si mesmo. Pois quem semeia no reino de Deus será participante dele. Que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 03/03/2019
Código do texto: T6588879
Classificação de conteúdo: seguro