A fé no amor de Deus jamais deve desfalecer-se.

Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor. Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo. (Tiago 5:10,11). Aqui vemos Tiago dissertar sobre a termos um bom ânimo diante dos sofrimentos seja físico, material ou moral. E ele faz uso de duas palavras sinônimas, mas de ações diferentes na vida e na psique do Cristão.

1 – Na primeira parte ele usa a palavra (makrothumia). Que traz consigo o significado de: O autodomínio que não retalia apressadamente o erro, não por complacência, mas sim por respeito e amor a vida.

2 – A segunda onde ele faz referência a Jó ele usa a palavra (hypomone), que tem o significado de: temperamento que não sucumbe facilmente sob sofrimento, A palavra usada com relação à atitude de Jó. E é esse grande vocábulo neotestamentário hypomone, esta palavra não descreve uma paciência passiva ou inativa, mas sim um espírito valoroso que pode enfrentar as ondas da dúvida, a desdita e o desastre e, em que pese a tudo. Buscando entender a situação e tudo que o cerca, mantendo-se firme na fé que se fortalece diante de cada momento. Até porque pode haver uma fé que nunca em sua vida se queixou nem questionou; mas maior ainda é a fé que, torturada por interrogantes, mesmo assim ainda crê. Essa foi a fé que mantida em meio de circunstâncias espantosas por Jó até o final, (Jó 42:12).

É comum ouvirmos nos grandes discurso sobre Jó ser o exemplo de uma paciência inativa, mas quando lemos atentamente vemos que Jó agiu fielmente e não passivamente. Ao lermos o tremendo drama de sua vida o vemos apaixonadamente ressentido pelo que sobreveio a ele, questionando acaloradamente os argumentos convencionais e ortodoxos de seus supostos amigos, agonizando desafiante frente ao terrível pensamento de que Deus podia tê-lo esquecido e abandonando. Poucas pessoas na Bíblia pronunciaram palavras tão apaixonadas como Jó.

Mas o fato notável com relação a Jó é que, apesar de sua corrente de perguntas, apesar das agonizantes dúvidas que rasgavam seu coração, nunca perdeu a fé em Deus: Ainda que ele me matar, nele esperarei(Jó 13:15); Eis que também, agora, está a minha testemunha no céu, e o meu fiador, nas alturas(Jó 16:19); Porque eu sei que o meu Redentor vive, e, por fim, se levantará sobre a terra.(Jó 19: 25). A grandeza de Jó reside no fato de que, apesar de tudo, o que rasgava seu coração, que estraçalhava a sua alma ele nunca deixou de aferrar-se à fé, e sua fé estava posta em Deus e em seu amor.

Ou seja, Jó lutou, interrogou e questionou; às vezes chegou até a desafiar. Mas a chama da fé nunca se extinguiu em seu coração. Sendo assim entendemos que haverão momentos na vida em que a dura lida fará com que pensemos que Deus nos esqueceu. Não obstante, se nos aferrarmos na firme fé de seu amor no fim da lida nós veremos que Deus é bondoso e misericordioso e que esteve conosco a todo momento, nos capacitando e nos fortalecendo a vencer o bom combate. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 20/02/2019
Código do texto: T6579579
Classificação de conteúdo: seguro