Lições que Jesus nos dá no dia do apresamento. (Parte final).

Responderam-lhe: A Jesus, o Nazareno. Então, Jesus lhes disse: Sou eu. Ora, Judas, o traidor, estava também com eles. Quando, pois, Jesus lhes disse: Sou eu, recuaram e caíram por terra. Jesus, de novo, lhes perguntou: A quem buscais? Responderam: A Jesus, o Nazareno. Então, lhes disse Jesus: Já vos declarei que sou eu; se é a mim, pois, que buscais, deixai ir estes;(Joã 18:5-8). Estes versículos fazem parte do apresado acontecimento no jardim. E como a mais vívida cena aqui se faz aparente cinco das mais cara qualidades de Jesus. Nesta feita trataremos do último item que se apresenta nesta passagem a obediência.

Quando estudamos a bíblia vemos que o primeiro pecado que veio a acontecer neste mundo foi a desobediência. E a desobediência trouxe ao ser humano a todo planeta a sombra da morte (Gênesis 3). Também podemos ver isso quando Paulo diz: Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.(Rom 8:20,21). E aqui fica desvelado um dos mas caro mistério de toda a criação, pois se pelos primeiros seres humanos criados por Deus, que mesmo sendo cuidado por Ele, se deixaram ser guiados pelo orgulho egoico optando pela desobediência, e desobediência essa que trouxe a morte ao mundo. Jesus veio ao mundo, para nos provar que na humildade a obediência traria vida ao mundo e vida além da vida.

E aqui nesta passagem Jesus mostra-nos sua obediência máxima, esse ato grita: “A taça que o Pai me deu não a hei de beber?” Essa era a vontade de Deus e isso era suficiente para Ele. Jesus foi fiel em sua plenitude no ato do batismo (Mat 3:13-17). E aqui indo em direção da cruz, ou seja, fel até a morte e morte de cruz: a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.(Flp 2:8). Muitos de nós sucumbiria e se entregaria ao mundo por menos do que isso. É comum ouvirmos a seguinte frase Deus é fiel, mas a contrapartida é certa e verdadeira, Jesus aqui nos ensina que é dever de todo aquele que se diz Cristão buscar de toda a sua alma ser fiel a Deus e ao próximo também.

E o tipo de obediência aqui citado não advém do medo, mas sim do amor e do respeito. Pois aquele que ama e entende o que é o amor jamais traíra, roubara, matará, usurpara, adulterará, ou agirá a favor de seu orgulho próprio e detrimento a bem-estar do próximo. Pois o amor leva ao caro entendimento de quando ferimos alguém pecamos contra toda a criação e contra Deus, porque Deus é amor: E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.(1Jo 4:16,17). Cabe a cada um de nós entendermos isso e buscar incessantemente mesmo que doa no ego praticar o amor, pois é deste praticar que nos ser realmente povo de Deus. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/02/2019
Código do texto: T6578842
Classificação de conteúdo: seguro