PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 8,1-10)(16/02/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, não tem como separar Deus de sua obra, e por mais que o maligno tente, jamais conseguirá isso, porque não tem esse poder, visto ser apenas criatura e por isso não se basta a si mesma nem pode comunicar vida alguma. De fato, só existe uma Fonte de vida, Deus, nosso Criador a quem devemos amar sobre todas as coisas e com todas as nossas forças, por meio de nossa obediência à Sua Palavra.
.
A liturgia de hoje nos apresenta o milagre da multiplicação dos pães e peixes para uma enorme multidão faminta. Ora, esse milagre nos lembra que Jesus é o Pão da vida eterna que sacia toda fome de paz, de justiça e de amor. O Senhor quiz ficar conosco da forma mais simples para que encontrássemos Nele a permanente saciedade no deserto tenebroso deste mundo, como Ele mesmo nos ensinou: "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede."
.
Com efeito, essa multiplicação dos Pães e peixes realizada por Jesus nos revela claramente que Ele se faz presente em todas as situações de nossa vida. No Antigo Testamento, vimos que o Senhor sempre esteve presente no êxodo do seu povo em meio ao deserto onde o alimentou com o Maná vindo do céu, rumo à terra prometida. Ora, esse êxodo é uma imagem desse que hoje estamos vivendo, pois, este mundo com disse antes é também um grande deserto, no qual Jesus nos sacia com a Santa Eucaristia até que cheguemos ao Reino dos céus.
.
Conclusão: Caríssimos, esse milagre também nos revela que o Senhor age sempre em nosso favor, a partir de nossas possibilidades e de nossa fé, ("sete pães, alguns peixes"), e não a partir de nossa lógica; pois a fé é um dom do Espírito Santo e não cabe nas medidas da razão, mas sim em nossos corações. Portanto, a fé que praticamos não é uma teoria, não é uma filosofia, mas é puro dom de Deus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.