PESSOAS QUE NÃO MUDAM

Existem pessoas que não mudam seja em sua maneira de ser, em suas opiniões em seu modo de viver, Existem pessoas de índole boa que ajudam os seus semelhantes e procuram viver uma vida de retidão. Contudo, existem pessoas que são más, algumas em nível maior outras em nível menor, já existem pessoas que se tornam más por força de circunstâncias da vida, por uma perda, uma decepção.

Aqueles que não mudam, nos lembram da fábula O escorpião e o sapo:

O Escorpião e o Sapo é uma fábula sobre um escorpião que pede a um sapo que o leve através de um rio. O sapo tem medo de ser picado durante a viagem, mas o escorpião argumenta que se picar o sapo, o sapo iria afundar e o escorpião iria se afogar. O sapo concorda e começa a carregar o escorpião, mas no meio do caminho, o escorpião, de fato, ferroa o sapo, condenando ambos. Quando perguntado por que o escorpião havia picado, o escorpião responde: que esta é a sua natureza e que nada poderia ser feito para muda-la.

Na história da humanidade vemos exemplos de pessoas más que se transformaram e passaram a fazer o bem, assim como existiram aqueles que eram maus e com sua maldade levaram milhões à morte. Foram tiranos, déspotas, assassinos cruéis, traidores de suas famílias e da própria nação. Sei muito bem que o terrorista para alguns pode ser considerado um libertador para outros. Quantos não foram massacrados nas revoluções, nas guerras e até em inquisições religiosas, muitos morreram e mataram em nome de Deus. Muitos foram conduzidos por líderes que achavam que estavam certos em sua opinião e foram seguidos pelas massas, massas que, ao se colocarem contra os ideais tirânicos sofreram por meterem-se em guerras com as quais em grande parte não concordavam.

Foram líderes que tiveram conselheiros cujos conselhos não quiseram seguir, pelo contrário, mataram os conselheiros por não aceitarem seus conselhos.

Mas quero me ater a personagens bíblicos, vendo em suas vidas exemplos para com eles aprender que precisamos reconhecer que mudanças são necessárias.

Lembremos de Acabe, marido de Jezabel, esta história esta no livro de I Rs. 16. 29 -34 e I Rs. 17 a 22. O capítulo 16 nos mostra como era Acabe, I Rs. 16.30:

E fez Acabe, filho de Onri, o que era mau aos olhos do Senhor, mais do que todos os que foram antes dele..

Ele casou-se com a filha do rei de Sidon I Rs. 16.31:

Como se fora coisa de somenos andar ele nos pecados de Jeroboão, filho de Nabate, tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou.

Sidon é uma cidade da região da Fenícia, ela era muito má e trouxe o culto a Baal para Israel, contaminando não apenas ao rei Acabe mas a toda a nação. Muitos atribuem a Jezabel toda a maldade do seu marido, é claro que ela teve grande participação em muitas das suas mazelas, contudo ao observarmos o que nos diz o versículo 30 vemos que ele já fazia o que era mau perante os olhos do Senhor. Foi admoestado várias vezes por Elias, viu uma seca que durou três anos e seis meses, viu a destruição dos 450 profetas de Baal e a resposta de Deus ao fazer descer fogo do céu, mas nem assim, vendo o que Deus fez, ele mudou sua maneira de viver, ele não mudou.

E o que não falar de Saul, que foi colocado como rei de Israel, mas que tinha inveja de Davi, chegando até a querer mata-lo mais de uma vez. (I Sam. 8 a 31). Saul foi ungido rei de Israel quando o povo pediu um rei para Deus, ele foi vitorioso em várias teve um reinado abençoado. Saul profetizou no meio dos profetas (I Sm. 10) foi tocado pelo poder de Deus, foi usado por Deus contudo, ele ousou oferecer sacrifícios no lugar de Samuel ( I Sam. 13) , poupou a vida dos inimigos quer Deus determinara a extinção total ( I Sam. 15). Tentou matar a Davi por inveja (I Sam. 19) pelo fato dele estar se sobressaindo diante do povo. Ele chegou a procurar uma médium em Em-Dor o qual havia sido proibido por Deus. Finalmente ele suicidou-se, jogando-se sobre sua espada (I Sam. 31.4) Saul viu o poder de Deus manifestado em sua vida, mas ele queria estar sendo visto como o único, ele poderia aliar-se a Davi e expandir seu reino, pois Davi era um guerreiro que vencia todas as batalhas. Mas ele desde o início demonstrou que não queria dividir o carinho do povo, queria ser único. Teve oportunidade de mudar, mas apesar de tudo o que viu e fez através do poder de Deus, não mudou sua maneira de ser. E o que não falar de Gideão que recusou-se a governar sobre o povo depois da vitória sobre os midianitas com 300 homens conforme Deus lhe ordenara (Jz. 6 a 8) Ele sempre foi medroso e mesmo diante da vitória incrível dada por Deus, ele não teve coragem para governar o povo, no fim, mandou fazer um estola sacerdotal de ouro e colocou na cidade de Ofra e como o povo se prostitui após ela Jz. 8.27::

Desse peso fez Gideão, uma estola sacerdotal e a pôs na sua cidade, em Ofra; e todo o Israel se prostituiu ali após ela; a estola veio a ser um laço a Gideão e à sua casa.

O que não falar de Herodes Antipas que mandou matar a João Batista (Mt. 14 1-12) ele foi admoestado por João Batista várias vezes por que estava tendo uma união ilícita com sua cunhada e ainda dá a entender que desejava a sua sobrinha, esta após dançar instada por sua mãe pediu a cabeça de João Batista. Herodes obedeceu pois havia dado sua palavra que daria o que ela quisesse.

E não podemos esquecer de Festo, quando o apóstolo Paulo estava diante dele, defendendo sua fé, em determinado momento este teve que mandar o apostolo parar de falar e declarou Atos 26.28:

E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão!

Por pouco! Sim, Festo ouviu o plano da salvação falada por Paulo e não deixou-se persuadir, recusou a salvação para sua vida, na realidade, ele não queria mudar, como muitos não o querem, pois agrada-lhes continuar no tipo de vida na qual se encontram.

Como vemos, existem pessoas que não mudam sua maneira de pensar e em consequência sua maneira de ser também. Contudo, existem pessoas que mudam sua maneira de pensar e de ser. Ao olharmos a vida de Jacó por exemplo, ele enganou seu irmão e depois foi enganado pelo tio ao qual enganou depois. Mas no momento em que ele teve um encontro com o Anjo do Senhor tudo mudou em sua vida (Gn. 32 22-32)

Mudança de vida! Quantos não foram transformados ao contemplar o poder do Evangelho em suas vidas, levando à risca os ensinamentos de Cristo.

O que não falar de Paulo, outrora chamado Saulo que teve um encontro com Deus (Atos 9 1-9) . Anteriormente ele perseguia e matava os cristãos mas, ao ter um encontro com Deus sua vida foi transformada de tal maneira que de perseguidor passou a ser admirador e, em consequência, perseguido Paulo escreveu a maior parte das epistolas do Novo Testamento, seus ensinamentos moldaram a igreja em seu nascedouro. Nem mesmo os apóstolos que estiveram com Jesus, andaram com Ele, comeram com Ele foram tão transformados como o foi Paulo.

Isso vem a provar o quanto as pessoas podem mudar, se desejarem se entenderem que o caminho no qual estão seguindo é errado e que uma mudança certamente lhes trará o melhor para suas vidas.

Conheci uma pessoa, o apelido dele era Pinguinha, como o próprio apelido diz, ele bebia demais. Não parava em emprego e um dia ele me procurou na empresa na qual eu era supervisor pedindo uma vaga. Por conhecer o seu passado, fazer isso seria por temerário. Contudo ele me contou uma história que me fez mudar de idéia. Contou-me ele que um dia, depois de tanto beber, foi parar literalmente na sarjeta conde um cachorro lambia sua boca. Naquele momento seu filho mais novo foi busca-lo com um carrinho de pedreiro, junto com ele sua filha menor, com menos de sete anos. Ao olhar para o pai, ela perguntou: Pai, é o senhor? E começou a chorar ao ver o estado no qual o pai se encontrava. No meio de todo o álcool, no meio de toda a embriaguez, ele sentiu seu coração dolorido por sua filha tê-lo visto naquele estado e, naquele momento, tomou a decisão de nunca mais beber. Nunca mais em sua vida iria causar desgosto não apenas à sua filha e a sua família.

Vi sinceridade em seu olhar, vi que, diante de mim estava um homem transformado. Eu poderia dizer que ele se converteu em uma igreja e foi transformado pelo poder de Deus, que alguém pregou a Palavra de Deus e ele se transformou. Não, eu estaria mentindo, aquele homem resolveu mudar, decidiu mudar sua vida para não ser mais uma vergonha.

Dei-lhe o emprego, fui muito criticado no trabalho, arrisquei meu próprio emprego para ajuda-lo a se erguer. Meses depois aquele homem provou não apenas para mim, mas para outros que era uma pessoa transformada. Aos poucos foi assimilando seu trabalho e de um simples ajudante foi trocando de posto, e, até onde eu tomei conhecimento, estava conseguindo um cargo melhor de supervisor. Ele decidiu mudar!

Estou falando de uma pessoa viciada na bebida, mas quantos outros com vícios ainda piores não se transformaram, quantos outros que antes eram meliantes não foram transformados.

Falei de alguém que tomou a decisão de mudar, não um personagem histórico mas uma pessoa real.

O que eu quero dizer com isso? Que as pessoas tem livre arbítrio para transformar suas vidas, se persistirem, se desejarem. É como uma pessoa que precisa fazer um regime, é uma questão de posicionamento. Sei que existem pessoas que tem problemas físicos, uma glândula as faz engordar, mas existem aqueles que são glutões, que não tem controle sobre o seu corpo.

Agora falando para cristãos ou aqueles que se chamam de evangélicos, quantos que estão na igreja não estão em situações semelhantes? Quantos não são viciados em algo, seja em bebida, jogo, pornografia, sexo ilícito? Quantos não estão dentro da igreja e não levam uma vida santa? Quantos não estão vivendo nem ao menos 1% do que diz a Palavra de Deus.

Conheci muitos daqueles que frequentam uma igreja mas não vivem uma vivem de cristão, assim como conheci muitos que nunca entraram em uma igreja e vivem uma de cristão, uma vida de retidão, uma vida voltada para viver o que disse Jesus, amando o próximo como a si mesmo. (Mt. 22.39)

Isso me faz lembrar uma passagem do profeta Jeremias em Jer. 13.23:

Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal?

Uma pergunta que talvez surja é: Devemos então parar de orar por estas pessoas? De forma alguma, devemos acreditar que pode haver uma mudança, conheço dezenas de histórias de pessoas cujas vidas foram transformadas de maneira fantástica por Deus, pelo poder do Espírito Santo, mas estas pessoas queriam se deixar transformar! Deus nunca violará a vontade de ninguém, jamais forçaria alguém a adora-Lo se este alguém não desejar. Conheci pessoalmente pessoas para quem não se daria um tostão furado e deixaram-se transformar, deixando de lado uma vida miserável de drogas, prostituição, de rebeldia. Vidas transformadas! O próprio apóstolo Paulo teve sua vida transformada, era um perseguidor e assassino de cristãos, conforme I Cor. 15.9

Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus.

Mas, quando Jesus apareceu para ele, deixou-se transformar pelo poder regenerador do Espírito Santo. I Cor. 15.10:

Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi em vão, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus, que está comigo.

De perseguidor a defensor da fé, antes perseguidor, depois defensor e batalhador pela causa de Cristo.

Uma transformação maravilhosa para alguém que deixou-se transformar deixou-se ser trabalhado pelo poder de Deus. Como vemos, existem pessoas que permitem que Deus trabalhe em suas vidas, deixam-se transformar, mudam o rumo de suas vidas.

Mudar é opcional, todos podemos mudar rever onde estamos quem somos com quem andamos. Existem momentos na vida que precisamos olhar para o presente, pesar as circunstâncias que nos cercam, com quem andamos ou vivemos, pesar até onde podemos chegar, o que temos e qual o preço que poderemos pagar a longo prazo. Empregos não são para sempre, amigos não são para sempre, relacionamentos nem todos são para sempre. Todos devemos refletir sobre nossas vidas, pesar circunstâncias e situações, até onde ela pode nos levar ou se deixamos nos levar por elas. A maioria das pessoas não planeja suas vidas, Jesus aconselha que devemos planejar tudo o que formos fazer para não nos arrependermos mais tarde, conforme nos mostra em Lucas 14 28-32:

28 – Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

29 – Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele.

30 – dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.

31 – Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?

32 – De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz.

Olhar para a frente à longo prazo é importante para que não nos metamos em apuros, da mesma forma, devemos observar as pessoas com as quais convivemos, prestar atenção e ver mudanças de caráter, se um rapaz trata sua mãe com aspereza, certamente fará o mesmo com a mulher, se uma filha trata seu pai ou sua mãe igualmente, certamente tratará o marido da mesma forma.

Conhecemos as pessoas vendo como se comportam com os seus, uma pessoa que fala mal dos outros para nós, certamente falará mal de nós para os outros.