PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 7,24-30)(14.02.19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, desde que fomos batizados passamos a ser morada de Deus, pois recebemos em nossas almas o Espírito Santo e com Ele todos os dons e virtudes para vivermos como Seus filhos e filhas, ou seja, como família divina, como imagens e semelhança de nosso Criador. Na liturgia de hoje vimos que a família foi a primeira graça que a humanidade recebeu e depois a autoridade sobre todos os seres criados.
.
É importante salientar que a unidade familiar constitui o fudamento da felicidade humana, pois a família é a Igreja doméstica onde conhecemos a Deus por meio dos nossos pais que foram nossos primeiros catequistas, e a quem devemos tudo o que somos e temos. Uma família que ama Jesus, Maria e José pondo em prática os ensinamentos do Senhor é uma família feliz porque tem como tesouro a fé que gera a unidade e a paz.
.
No evangelho de hoje uma mãe vai ao encontro de Jesus com um grande problema familiar, sua filha estava possuída por um demônio. Jesus a recebe com uma exortação, à princípio incompreensível, mas por meio da fé e da humildade com que apresentou sua oração, logo foi atendida e sua filha recebeu a graça que havia suplicado, nos dando com isso um feliz exemplo de como devemos fazer as nossas orações.
.
Conclusão: Caríssimos, é importante compreender que a oração é o elo de ligação que nos une ao Senhor e nos faz obter dele tudo o que precisamos (cf. Jo 15,7-8); todavia, como vimos no exemplo acima, a fé e a humildade são as virtudes que nos levam ao amor e à obediência perfeita. Portanto, rezar é amar, é fazer a vontade de Deus em todos os sentidos de nossa vida, isso quando nossa oração é encontro com o Senhor, onde falamos com Ele, mas também o escutamos, como vimos nesse exemplo da mulher Cananéia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.