PROBLEMAS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS
PROBLEMAS FEITOS POR MÃOS DE HOMENS...
Problemas feitos por mãos homens, por mãos homens devem ser solucionados. Vez por outra se ouve dizer o seguinte: onde está o homem lá está o problema. Interessante observar as especulações que se fazem toda vez que acontece algo desastroso como no recente caso de Brumadinho em Minas Gerais. Onde estava Deus que não socorreu as vítimas de tão grande desastre? Uma pergunta meramente cética e destituída de responsabilidade.
Os problemas feitos por mãos de homens, por mãos de homens devem ser solucionados. Porém, existem aqueles problemas que lhes escapam a capacidade de resolvê-los. Logo, os impossíveis, somente Deus pode dar solução, isto é, quando o homem a Ele se submeter pela fé. Duas coisas em questão: Soberania e arbítrio. Deus é soberano sobre todas as coisas, tem o controle e o domínio sobre tudo. Deus está além e acima de toda força ou poder.
No entanto, ao homem foi dada a liberdade em exercer a sua vontade, fazer as suas escolhas, a isso se chama arbítrio. Porém, quando acontecem todas as atrapalhadas aqui na sua casa – o planeta Terra, logo, os apelos se voltam para o Criador. O agir de Deus depende da iniciativa do homem nas suas escolhas. Dificilmente alguém pergunta: o que se tem feito com as coisas que Deus criou e entregou ao homem? Nisso inclui eu e você. Porque sendo inteligentes, criativos, criados à imagem e semelhança de Deus, e mesmo assim, continuamos em fazer coisas erradas?
Não seria a ganancia dos empresários, objetivando apenas os lucros, destruindo a natureza, pouco se importando com as pessoas, construindo barragens, de forma inconsequente? Se considerados os riscos de um desastre, porque então não extinguir os riscos a bem da existência humana? Não se quer aqui entrar no mérito de tantas coisas que vem acontecendo no mundo inteiro, e que nos causam pavor. O que todos precisam entender é que problemas feitos por mãos de homens, por mãos de homens devem ser resolvidos por homens. Somos os senhores de nossa casa, cabe a cada um cuidar bem das coisas que recebemos do Criador.
Deus criou todas as coisas – “pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra. As visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele”. (Col 1.16)
Deus sustenta todas as coisas – “O Filho é o esplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa”. (Hb 1.3)
Finalmente, podemos afirmar que Deus jamais estará sujeito a questionamento humano. No entanto, cabe ao homem, responder por seus atos. Os que debruçam sobre a janela fazendo juízo sobre todas as coisas ao seu redor, devem antes de tudo, sentar na cadeira da Escola para aprender, antes de se apresentar como professor. Afinal de contas, somos um ser errante, aprender com os erros é mais coerente. O que Deus faz ou deixa de fazer, a Ele pertence por sua soberania. Ao homem, porém, cabe refletir sobre até onde vão seus limites. A minha liberdade é a minha prisão.