PORQUE CRENTE SOFRE
O SOFRIMENTO DO PROFETA É PORQUE ELE COMPREENDE O CORAÇÃO DE DEUS
“João respondeu com as palavras do profeta Isaías: "Eu sou a voz do que clama no deserto.” João 1:23
Na maioria do tempo não somos tão detalhistas para compreender exatamente o que o profeta João Batista estava dizendo. Mas o que ele disse mesmo? Eu sou a voz DO QUE CLAMA no deserto. Ele não era a voz que clamava, mas ele era A VOZ DO QUE CLAMA, que não era ele. Quem clama no deserto? Deus.
João Batista está fazendo aquilo que nós entendemos ser o ministério de um profeta: Compreender o coração de Deus.
O PROFETA OSÉIAS
Oséias foi um profeta que teve um dos ministérios mais dificeis de toda a Bíblia. Deus mandou que ele se casasse – até ai tudo bem -, mas Deus mandou que ele se casasse com uma mulher adultera, traidora, que tinha a tendência de trair o seu marido.
Deus mandou Oséias se casar com uma mulher adultera e tiveram filhos (cap 1 de Oséias). No capítulo 3, entretanto, a sua mulher já está sendo amada por outro homem e Deus manda o profeta ir buscá-la. Não sabemos quantas vezes e em que situações ocorreu a traição da esposa de Oséias, mas a lição é muito clara: Deus está fazendo isso para que o profeta tivesse o coração de Deus.
Deus mandou Oséias casar com uma mulher que tinha um sentimento de infidelidade em respeito ao seu marido. A esposa de Oséias é Israel, que ama a Deus, mas se prostitui com deuses de outros países. Deus manda o profeta buscar a sua mulher, todas as vezes que ela o trair e amá-la com amor, pois Deus ainda terá misericórdia de Israel e um dia não haverão mais traições, mas amor e fidelidade.
O PROFETA QUE SOFRE
De forma geral todo crente sofre. Mas de forma especifica o profeta - o pregador - sofre mais. Houve uma mudança do Velho para o Novo a respeito dos profetas. Antes os profetas eram nacionais e as suas mensagens eram para a nação toda. Hoje qualquer crente que fale inspirado por Deus é profeta, pois profecia é falar inspirado por Deus.
Mas o que pregar? Essa é uma constante entre os bons pregadores, que quer trazer o melhor e mais abrangente rol de palavras, que venham abençoar e ensinar a sua Igreja.
As pessoas tem uma ideia – de certa forma não muito correta – a respeito que só a Teologia é que faz o bom pregador. Como se a pessoa cursar Teologia seja p suficiente para estar apto para o ministério na Igreja – não é. A Teologia é o estudo da Palavra de Deus, e apesar de estudar a Palavra de Deus, os seminários teológicos ainda são obra dos homens.
Compreenda que devemos estudar a palavra de Deus e fazer sim cursos de Teologia, mas isso não substitui o ensino de Deus aos seus profetas.
Como Deus ensina os seus profetas, no que eles devem atentar para pregar? A resposta é clara: no sofrimento.
Assim como João Batista que era a voz do que clama, não sendo ele o que clama, mas o porta-voz do que clama, assim é conosco. Ao profeta é mostrado o coração de Deus em respeito ao que está acontecendo com o seu povo, de forma que o profeta quando abre a boca, destila, fala, expõe, o que o próprio Deus pensa a respeito. E se sofremos com as situações, Deus sofreu primeiro.
JESUS, O FILTRO DE DEUS
Nós, cristãos temos a tendência de ficarmos desesperados com toda e qualquer situação, mas isso é falta de compreensão. Tudo o que nos acontece, primeiro passa por Jesus. Jesus é como um filtro onde as pessoas que nos odeiam, ao virem brigar conosco, primeiro passou a briga e as palavras amargas pro Jesus e Ele só deixa chegar o que Ele permite. Antes que a conta atrasada chegue, primeiro chegou em Jesus e orando, Ele vai nos direcionar como resolver a situação. Eu já disse aqui que presenciei um irmão construir uma casa, estando desempregado. O dinheiro para o material aparecia, sempre, de algum jeito.
Antes que aquela pessoa que você tem medo de falar com ela, pois você está devendo, Jesus já preparou o ambiente e só vai chegar em você o que Deus permite que chegue. Isso nos tira o medo de tudo, não é mesmo.
Imagine que antes que um cristão ficasse desempregado, o desemprego chegou em Jesus e Ele sabe onde estará a resolução da situação.
Jesus é um filtro, para todo aquele que estiver Nele. Antes que a doença chegasse em você, passou por Jesus, então você pode orar repreendendo-a. Antes que a sua despensa ficasse vazia, Jesus já sabia. Antes que aquele problemão que estourou e a gente não tem ideia de como resolver, o problema já passou por Jesus.
Toda e qualquer situação só chega em você filtrada por Jesus. Antes de qualquer coisa, já passou por Jesus.
JESUS SOFREU PRIMEIRO
São muitas as coisas que nos afligem diariamente. Sofremos a nossa dor, a dor da nossa família, a dor do próximo, a dor do lugar onde moramos, a dor do nosso país, a dor do nosso mundo. Sofremos pelos jovens, que me parecem sem futuro. Sofremos pela saúde pública, cada vez pior. Sofremos pela fome, que aumenta no mundo. Sofremos pela Igreja, que em muitos lugares tem esvaziado. Sofremos quando a palavra não diz o que tinha que dizer. Sofremos, por não conseguirmos realizar os nossos planos. Sofremos por ver o Reino de Deus avançar tão pouco, aos nossos olhos.
Mas Deus sofreu primeiro e se Ele permite que chegue até nós algum sofrimento, acreditamos que esse sofrimento seja um aprendizado e quem sabe um caminho de vitória para outros.
Eu aprendi faz tempo, que o problema pode durar gerações até chegar em mim, mas da minha pessoa não pode passar. Demônios familiares podem ficar durante gerações trazendo a bebida, por exemplo, mas da minha geração isso não pode passar. Então o crente dessa geração vai lutar e repreender e aprender a agir com Deus, até que o problema vá embora de vez e saia da família.
Existem famílias que sofreram gerações com Diabetes, mas chegando no crente atual da família, isso foi orado e repreendido até que foi embora de vez. Acabou o problema na família, o altar foi devidamente restaurado.
Existem famílias que foram destruidas financeiramente durante gerações, mas chegando na nossa geração vamos dar nosso dízimos e ofertas e suplicar a benção de Deus e a orientação financeira até que esse problema vá embora de vez da nossas vidas e das nossas famílias.
DEUS SOFREU A TRAIÇÃO DA ESPOSA DE OSÉIAS, ANTES DELE SOFRER.
Qual é o pior pecado do mundo? Qual é o pecado que tem nome e endereço e que todo mundo sabe quem pecou e contra quem pecou? A traição de Judas. O pior pecado do mundo foi a traição de Judas, onde o universo inteiro sabe que ali coisa horrenda aconteceu. Por isso a traição, segundo a Bíblia e o mundo, é tida como algo impensável.
Imagine então Deus mandar um profeta se casar com uma mulher infiel, adultera, traidora. Imagine saber que a pessoa que você ama, a mãe dos seus filhos pode a qualquer minuto se deitar com outro homem?
O que Deus queria, através do difícil ministério de Oséias, era demonstrar como estava a infiel Israel e o que Ele, Deus, sentia em relação a isso.
A voz do que clama no deserto, é uma voz sofrida que enxerga o pecado em todos os homens. Ninguém se livra disso. Ninguém presta. Ninguém se justifique.
DESCANSE NO SACRIFÍCIO DE JESUS
Os cristãos sofrem muito e notamos isso em frases como vamos levantar um sacrificio de jejum a Deus. Ou, vamos levar o nosso dizimo e oferta como sacrificio a Deus. Essas frases e outras parecidas são muito erradas, pois anulam o sacrificio de Jesus.
Nós não temos a capacidade de oferecer sacrificio nenhum a Deus, se não for primeiro aceito o sacrificio de Jesus. Jejum, oração, dar o dizimo, ir à Igreja, não devem ser pensado em termos de sacrificio, mas obrigações que temos em amor com a graça.
Orar pra mim não é sacrificio, eu amo conversar com Deus. Dar o dizimo é uma benção, pois sei que o dinheiro vai chegar no irmãozinho pobre que senta do meu lado no culto, de alguma forma. Quando jejuo, quem mais ganha sou eu, pois revelações me veem da parte de Deus. Nada disso é sacrificio e não há sacrificio que eu possa fazer que seja maior do que o sacrificio de Jesus. Dizer que sacrifico, anula o sacrificio de Cristo na minha vida e é prova da minha falta de fé.
Jesus já fez todo sacrificio aceito por nós humanos na Cruz. O que me basta é crer nisso.
Por exemplo, Jesus derramou seu sangue em Jerusalém, a capital espiritual do mundo, pelas nossas finanças, pois a terra fora amaldiçoada em Gênesis 3 financeiramente. Jesus restaurou a benção financeira a todo o que crer e estiver em Jesus.
Jesus resolveu o problema da Lei do pecado e dos meus pecados, como diz Paulo em Romanos 6, na morte de Cruz, onde o pecado foi cobrado em Jesus integralmente e não precisamos mais pagar o peço do pecado, pois já está pago. O que preciso é aceitar o perdão do meu pecado e seguir na direção do Espírito Santo e todo e qualquer pecado, por mais feio que seja, vai ir embora.
Um grande problema mundial que entrou no mundo em Gênesis foi a morte. Na ressurreição de Cristo a morte foi vencida e podemos viver em vida, para sempre. Tudo o que faziamos antes gerava morte, mas em Cristo, tudo o que fazemos gera vida.
O CORAÇÃO DE UM DEUS QUE SOFRE POR NÓS
O sofrimento do cristão serve para ele compreender Deus e o quanto Deus está sofrendo pelo seu povo. Quando um problema chega a você, que ora, que jejua, que é homem ou mulher de Deus, que sempre vai ao culto, imagine quantas pessoas estão sofrendo o mesmo. Você é só um termômetro que algo não vai bem e Deus quer restaurar muitos através da solução da sua dor.
Quando você estiver sofrendo, sendo você um cristão, algo muito difícil, como uma doença séria, que pode te levar à morte, ou quando está sofrendo o desemprego, portanto a falta de dinheiro, ou quando estiver sofrendo com a separação familiar, ou qualquer outra situação de extrema dor e sofrimento, é porque muita gente, talvez milhares, ou milhões, estejam sofrendo da mesma coisa e
Deus quer que você ore a Ele, pela situação. Mas não só pela sua situação, mas a de muitos. Deus quer que apresentemos o problema que sofremos, como exemplo do problema que muitos estão sofrendo.
Todo profeta sofre e vai sofrer, para entender o coração do nosso Deus que sofre. Mas o nosso sofrimento não deve ser desperdiçado só conosco, devemos entender que precisamos orar pelos que estão passando a mesma coisa.
O pregador que fica procurando o que pregar e não está achando, não está observando o seu próprio coração. Porque veio esse sofrimento específico? Porque outros sofrem e choram.
O verdadeiro cristão não se dobra fácil a problema nenhum. Existem as pessoas que sobrevindo o desemprego ela fica prostrada; sobrevindo a doença ela não sabe reagir; chegando a ela a falta financeira ela trava. Porém existem pessoas que vindo a dor, a doença, a fome, o desemprego, a situação, a traição, a dor do abandono familiar, a dor do abandono dos amigos, o pecado, ela não se abate e continua a orar e a suplicar misericórdia.
O PECADO QUANDO VEM NA VIDA DO CRENTE
A Bíblia é clara ao dizer que nos achegamos a Deus, mas que existem trevas em nós, que Deus quer tratar. Não são poucos os cristãos que apresentaram pecados depois de aceitarem a Jesus. Antes de aceitar a Jesus aquele pecado não existia, mas depois que aceitou apareceu. Porque disso? Porque Deus quer tratar. Então nem o pecado em nós deve ser causa de medo e de distanciamento da oração, da Igreja e de Deus. Tudo é filtrado em Jesus. Ele viu o seu pecado antes de você. Ela sabe o seu pensamento antes que você fale.
Seo pecado apareceu na vida de um crente sincero, é porque Deus quer tratar isso ai. E se pensarmos ue somos profetas, o profeta é uma amostragem da situação de muitos. O verdadeiro profeta não se dobra a nada, só a Deus. SE vem pecado, dor, demônios, pesadelos, desemprego, situações financeiras adversas, ele vai orar, jejuar e lutar até que vença a batalha. O verdadeiro crente nunca é derrotado.
DERRUBANDO AS PORTAS DO INFERNO
As portas do Inferno não nos vencem, jamais. Um dia um pastor nos ensinou que estava meditando nas portas do inferno e imaginou que nós pensamos nelas como uma arma de Satanás contra a Igreja. Imagine, dizia ele, o Diabo pegando duas enormes portas e batendo com elas na nossa cabeça. Será que é isso? Não, é claro. O que acontece é que as portas estão fixas, paradas, na porta do inferno e nós é quem estamos combatendo contra elas. São os crentes que estão cercando o Inferno e derrubando a porta. Somos nós que não aceitamos as situações e repreendemos os demônios. Eles não ganham de nós, pois estamos lutando contra eles.
Em oração estamos derrubando as portas do Inferno nas nossas finanças. Em jejum estamos quebrando as forças da doença em nossos corpos. Na intercessão estamos profetizando a benção na vida da Igreja.
CONCLUSÃO
Ter o coração de Deus é saber que o nosso sofrimento será a causa de bençãos a muitos. Eu tenho o costume de pensar que talvez um irmão pequenininho esteja passando o mesmo que eu e não saiba o que fazer. Mas eu sei. Vamos orar, jejuar, clamar, pedira Deus, santificar, ir à Igreja, fazer campanhas e vamos vencer.
Quando você sofrer por alguma coisa, ore por aquele que não sabe orar e está sofrendo a mesma coisa que você, só que sem alivio. Seja você o alivio, em Deus, para o outro. Seja intercessor do sofrimento do outro e breve, muito breve, a sua benção chegará.
A SURDEZ DO BRASIL
Nesse minuto estou passando por um problema de dor de ouvido, onde além de doer seriamente o meu ouvido, que é o esquerdo, que escuto mais e melhor, estou meio surdo.
Acordei hoje com uma revelação.
- Esse seu problema de ouvido é porque o Brasil está com os ouvidos doendo, porém surdo à Palavra de Deus. O Brasil não esta me ouvindo direito. Vocês estão ouvindo muitas coisas que não sou Eu, mas para a minha Palavra verdadeira, o Brasil está surdo.
O que a gente faz com essa revelação? A gente ora pedindo que i oivi se arrependa, que Deus tire a dor e a surdez do Brasil. E ai a minha dor e a minha surdez também vai embora. O principio de Jó é orar pelos amigos e ser restaurado. Há vezes que Deus nos manda orar por gente que está melhor do que nós. Na restauração deles, vem a nossa restauração.
Amém
Paulo Sérgio Lários