PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 2,13-17)(19/01/19)
.
Caríssimos, a palavra vocação é sumamente importante em nossa vida, porque fundamenta a nossa existência dentro do plano de Deus para a nossa salvação. Ela vem do termo latino "vocare" que significa chamar ou chamado à realizar ou cumprir uma missão que nos é confiada por Deus; como vimos no Evangelho de hoje onde Jesus chama Mateus, "Segue-me" e ele prontamente aceita e deixa tudo para segui-lo, tornando-se o grande evangelista, autor do primeiro Evangelho.
.
De fato, todos os cristãos têm sua vocação específica no seio da Igreja, ou seja, são chamados pelo Senhor que lhes confia missões a serem cumpridas durante sua estadia neste mundo. Foi assim com os nossos primeiros pais na fé ainda na Antiga Aliança e também na Nova da qual fazem parte todos os batizados. Ora, toda vocação começa com um chamado especial que o Senhor faz à alma que o escuta em oração. Nada se compara a isso, pois é pura inspiração do Espírito Santo, e com o tempo vai amadurecendo, dando os frutos do chamado.
.
No entanto, existe uma vocação comum à todos, é a de evangelizadores, ou seja, de anunciadores da boa nova da salvação que Jesus veio trazer à humanidade. De fato, estamos à caminho do céu e por onde passamos nesse caminho anunciamos o Senhor por palavras e por obras e assim cumprimos a nossa missão de testemunhas de Sua Ressurreição.
.
Caríssimos irmãos e irmãs, dentro das vocações específicas se encontra a vida religiosa consagrada nas mais diversas ordens e congregações; a vida consagrada leiga nas novas comunidades ou não; a vida matrimonial; a vocação sacerdotal e os mais diversos ministérios no seio da Igreja, formando assim o Novo Povo de Deus à caminho do Reino dos Céus.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.