PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 2,1-12)(18/01/19).
Caríssimos irmãos e irmãs, as obras de Deus são perfeitas e perfeitos são os seus caminhos, quem anda nos caminhos do Senhor, encontra Nele abrigo e proteção. Ora, quem poderá ver o Senhor face a face? Todos os que observam a Sua Palavra, como reza o salmista: "Senhor, quem morará em vossa casa e no vosso monte santo, habitará? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua. Sobre esse desce a bênção do Senhor, a recompensa de seu Deus e Salvador."
.
A primeira leitura de hoje fala de um repouso que o Senhor reserva como herança para aqueles que o amam. Ora, Deus é o único e Supremo Bem de nossa vida, e amá-lo de todo coração, com toda a nossa força, com todo o nosso entendimento e com toda a nossa alma é o que nos faz permanecer Nele até o fim. De fato, amar a Deus é obedecê-lo, é guardar os Seus mandamentos e assim tornar-se Sua morada (cf. Jo 14,23; 1Jo 5,1-3).
.
No Evangelho de hoje Jesus anunciava a boa nova da salvação à uma imensa multidão, quando lhe apresentaram um paralítico que quatro homens desceram de sobre o teto devido o difícil acesso ao lugar onde se encontrava.
.
Ao ver a fé com que praticavam tal caridade, perdoou imediatamente o paralítico curando a paralisia de sua alma; todavia, como foi contestado e acusado de blasfêmia por causa do perdão consentido, respondeu aos seus acusadores curando também a paralisia física como prova de sua divina misericórdia.
.
Caríssimos, a fé nos leva sempre ao encontro do Senhor, sejam quais forem as provações que enfrentamos. Todavia vale lembrar que a fé é um dom do Espírito Santo e não um ente de razão com o qual se julga as ações divinas e as humanas. De fato, no dia que o ser humano passar cinco minutos sem nada julgar, serão cinco minutos de paz total. Então, não passemos somente cinco minutos, mas toda a nossa vida em obediência ao que disse o Senhor (cf. Lc 6,36-38).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.