As perguntas que não querem calar - ponto de vista de Heribaldo de Assis

Entrevista sobre Religião com Heribaldo de Assis (escritor,filósofo,poeta,compositor,redator-publicitário,roteirista e Licenciado em Letras e-mail: herisbahia@hotmail.com)

1- Se Deus é um só e deve ser seguido por todos e as entidades seguidas por outros povos como os hindus (Vishnu ou Oxum) são demônios e falsos deuses, por que Ele não apareceu logo para todos os povos em vez de, inicialmente, aparecer apenas para os hebreus? Desta forma, ele não impediria que esses povos adorassem os deuses errados? E, sendo Onisciente e Onipotente, aparecer logo para todos não seria fácil? Se Ele quer que todos sejam salvos, por que permitiu que, por séculos, povos que só tiveram o azar de nascer em outros lugares, adorassem seres diabólicos?

A visão de que as entidades veneradas pelos hindus e pelas religiões africanas são falsos deuses ou demônios é apenas uma visão ocidental e as civilizações ocidentes sempre quiserem impor seus costumes e tradições em detrimento de outras civilizações – o que constitui um grande erro e uma demonstração de ignorância e intolerância. As civilizações ocidentais e as africanas são muito mais antigas que as civilizações europeias – portanto, historicamente, a Ásia e a África detêm muito mais conhecimentos do que a Europa : enquanto os primitivos homens europeus arrastavam suas clavas, os antigos sábios da Ásia e da África já estudavam as estrelas, escreviam em pergaminhos e trabalhavam com o ferro e o cobre...Existe até uma correlação entre entidades hindus e personagens bíblicos: Krishna (um dos mais importantes deuses do panteão hindu) tem um nome que sonoramente lembra-nos o nome de Cristo; enquanto que Brahma (outro importante deus hindu), é a entidade criadora do Universo e de todas as criaturas: exatamente como o deus bíblico. Portanto, o ser humano precisa ter uma mente universal para não ser aprisionado por superstições, fanatismos e preconceitos que somente levam ao caminho da ignorância e da violência. Aceitar a totalidade do conhecimento é fundamental para alcançarmos a verdadeira evolução - a Bíblia não é a totalidade do conhecimento: dizer que a bíblia é a totalidade do conhecimento é o mesmo que dizer que um país é a totalidade do planeta Terra.

2- O que pensa das famosas aparições de Nossa Senhora – Fátima, Guadalupe, Lourdes – e do fato de só acontecerem em países católicos e da santa só aparecer para pessoas devotas e ignorantes, facilmente manipuláveis?

Muitas dessas aparições têm causas extraterrestres – ou seja, extraterrestres que vieram ao planeta Terra para advertirem os seres humanos e foram confundidos com anjos e santos. A própria Bíblia relata eventos e fenômenos extraterrestres: “carruagens de fogo girando em torvelinho”, personagens bíblicos que foram abduzidos e levados em veículos espaciais (vide Enoque e Elias).Mas, quanto mais o homem adquire conhecimento científico, mais percebe que o que antes era um fenômeno religioso não passa de um fenômeno cientifico: antes, por exemplo, os povos primitivos achavam que o relâmpago era enviado por “deuses enfurecidos” mas hoje em dia qualquer criança sabe que o relâmpago é um fenômeno atmosférico.

3- Como explicar que Deus tenha feito tantas maravilhas, interferindo diretamente no destino e história dos povos no passado, matando os primogênitos do Egito, abrindo o Mar Vermelho e hoje ele não interfere diretamente no Oriente Médio?

O que hoje infelizmente acontece no Oriente Médio é um dos erros crassos de Deus – aliás, foi devido aos erros de Deus que esse mundo tornou-se um caos. A própria bíblia demonstra que Deus comete erros: lançar Lúcifer no planeta Terra (morada dos seres humanos) foi um desses erros. Um erro que desencadeou outros erros e, até hoje, os seres humanos pagam pelos erros de Deus.

4- Não acha contraditório que tenhamos o livre arbítrio e, ao mesmo tempo, Deus tenha planos para nós? As duas ideias não parecem contraditórias?

Muitos fanáticos religiosos tolamente utilizam a questão do livre arbítrio para justificar os erros de Deus. Mas o fato é que ninguém deveria pagar pelos erros dos outros: um homem pode ter o livre arbítrio de assaltar mas nós temos o livre arbítrio de não sermos assaltados – então por que não impera neste mundo o livre arbítrio do Bem ao invés do nefasto livre arbítrio do mal?

5- Como se explica que não haja ruínas de Sodoma e Gomorra, do Templo de Salomão, da Torre de Babel nem registro da passagem dos hebreus pelo Egito?

Muitas evidências históricas (sejam bíblicas ou não) estão soterradas – mas ,certamente, irão reaparecer... É apenas uma questão de tempo e de corretas investigações científicas...

6- O que você pensa sobre as epístolas de Paulo de Tarso e do que ele diz sobre as mulheres deverem ser submissas e caladas e sobre os “efeminados não herdarem o reino dos céus”?

Paulo de Tarso era um homem do seu tempo e refletia a ignorância do seu tempo pois não era um homem universal e sim apenas um homem provinciano.Paulo de Tarso era um tolo que não conhecia os desígnios de Cristo (ele nem sequer conviveu com Cristo pois Cristo não habitava mais este planeta).Portanto, é até ridículo que pessoas queiram tornar Paulo de Tarso um mestre – sendo que o Mestre era Cristo: devemos seguir o que Cristo disse (amai-vos uns aos outros) ao invés de seguirmos as opiniões machistas e preconceituosas de Paulo de Tarso : Cristo nunca foi machista ou preconceituoso !

7- Falaram muito para mim que eu receberia um emprego no tempo determinado por Deus, mas reparei que, em países ateus como Noruega e Suécia, ninguém precisa orar e esperar pelo tempo de Deus para conseguir um emprego? O que você pensa sobre isso?

Quanta tolice – mais uma prova que demonstra a ignorância fanática de muitos que estão sendo escravizados e manipulados por falsos líderes religiosos que querem apenas se enriquecerem ás custas de incautos ignorantes. Todo fanático tenta justificar os erros de Deus: mas se Deus não permitisse que pessoas desonestas nascessem neste mundo então o Brasil seria um país próspero e não faltaria emprego para os cidadãos brasileiros.

8- Alguns tentam explicar o sofrimento pelo karma. Então, todas as pessoas morrendo de fome na África têm de pagar o mesmo karma? E, em situações como a de Hiroshima e Nagasaki, podemos dizer que todas as pessoas atingidas pela bomba atômica tinham um karma a pagar?

É correto pagar pelos próprios erros mas não é correto pagar pelos erros dos outros. Infelizmente Deus cruelmente permite que seres humanos paguem pelos erros de outros seres humanos. A sangrenta e triste História humana está repleta dos erros de Deus: guerras, fome, injustiças, escravidão são fatos que comprovam que Deus não é infalível – Deus também comete erros e contra fatos não existem tolos argumentos. Deus permite que monstros nasçam na Terra e que tenham poder político e econômico nas mãos ( como Hitler que matou 70 milhões de pessoas); permite que monstros se tornem pais e mães (como os pais e mães que assassinaram seus inocentes filhos); e permite que uns paguem pelos erros dos outros (como as vítimas que foram atropeladas por motoristas bêbados) .Portanto, Deus é um incompetente pois permitiu e permite o mal e não soube fazer com que o planeta Terra se tornasse um paraíso.

9- Falam que homossexualidade é uma abominação aos olhos de Deus, um problema espiritual. Mas outras espécies animais apresentam casos de homossexualidade, como golfinhos e leões. Isso provaria que a homossexualidade é natural e não um pecado?

Ainda bem que os golfinhos e leões não têm pastores para condená-los ao fogo do inferno. Mais uma vez tentam colocar palavras na boca de Cristo que disse: amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Portanto, é esse o ensinamento que devemos seguir – o resto é preconceito, ignorância e intolerância.

10- Falam que Deus não dá uma cruz maior do que a pessoa pode carregar. Mas não parece cruel e sádico deixar alguém sofrer até o limite? E por que tanta gente não aguenta e comete suicídio? Vale salientar que o suicídio tem se tornado um problema de saúde pública, pois os casos só aumentam.

Mais uma desculpa que os fanáticos dão aos erros e à incompetência de Deus – parece-me que a religião existe apenas para isso: para tentar justificar os erros e a incompetência de Deus (que se diz bom mas permite o mal !). Quanto ao suicídio, é algo que não deve ser praticado pois quem se suicida vai para um lugar terrível e sofre ainda mais por ter tirado a própria vida .O melhor é ter paciência e esperar que tudo melhore e colaborar para que este planeta evolua praticando o Bem – eu creio que é fazendo o Bem que justificamos a nossa vinda a este planeta - é como se disséssemos: eu mereci ter nascido porque eu nasci para fazer apenas o Bem.

11- Se Deus é onisciente, por que resolveu testar Jó, apostando com Satanás? A atitude de Deus nesta parábola não parece mais própria da de uma pessoa irresponsável e insensível? Porém, muitos que são confrontados com essa questão dizem que não podemos contestar Deus. Você pensa que essas pessoas não querem admitir que Deus não exista ou talvez exista e não se importa com nosso sofrimento?

Um dos grandes problemas da bíblia é que a Bíblia não é um livro original: é uma cópia de uma cópia de uma cópia. Eu nem levo o Velho Testamento a sério – Velho Testamento é apenas um livro que reflete a ignorância e as superstições de homens daquela época: homens que não sabiam o que era um computador ou uma nave espacial ,por exemplo. O importante é o Novo Testamento – que tem os ensinamentos de Cristo. Mas, infelizmente, existem muitos tolos que dão importância ao Velho Testamento (como se ainda vivessem naquela era primitiva) e que transformaram os antigos profetas em seus Mestres – mas Cristo é o único Mestre que existe na Bíblia .

12- O que acha de alguém se tornar melhor depois que se converte? Muitas pessoas são ateias ou agnósticas e têm bom caráter. Outras, cristãs, têm péssimo caráter. Claro que há cristãos bons. Mas isso não provaria que o caráter independe da crença ou descrença em Deus?

Caráter nada tem a ver com denominação religiosa. Existem até falsos lideres religiosos que se enriqueceram vendendo o nome de Cristo, transformando o nome de Cristo em mera mercadoria. Infelizmente existem muitos ignorantes incautos que seguem esses falsos lideres religiosos – muitos desses líderes têm milhões e até bilhões na conta bancária - além de outros bens como fazendas e emissoras de televisão (tudo conseguido através do dinheiro de tolos fiéis !).

13- Se todos temos de carregar nossa cruz, isso significa que todas as pessoas sofrendo nos países miseráveis da África, no Oriente Médio, na Venezuela e outros países pobres da América Latina precisam sofrer para ser salvas?

Essas populações estão sofrendo porque Deus, incompetentemente, permite que monstros nasçam na Terra e tenham poder politico e econômico nas mãos. Portanto, os erros na Terra começaram e começam no céu – se apenas pessoas evoluídas nascessem neste planeta a Terra seria um paraíso e não haveria pessoas passando fome ou sofrendo por causa das nefastas consequências da guerra, da injustiça e da violência

.

14- A seu ver, Deus existe?

A questão não é saber se Deus existe: essa é uma questão ultrapassada - a questão é saber se Deus é competente: e ,como provam a Bíblia e as sangrentas e tristes páginas da Historia humana, Deus é um incompetente – um incompetente que permite o mal, a injustiça, a fome, as doenças , a ignorância e a violência. Culpam o diabo por tudo que existe de ruim na Terra – mas quem jogou Lúcifer na Terra foi o próprio Deus ( um bom pai não jogaria uma serpente venenosa na casa de seu filho);quem criou vírus e bactérias que causam doenças e morte foi o próprio Deus !Portanto, contra fatos não existem argumentos: Deus é um incompetente, um omisso, um negligente que permite o mal e que nada fez e faz para impedir que o mal obtenha poder na Terra .Deus deixou que Hitler nascesse...Deus permitiu que Hitler ascendesse ao poder e se tornasse chefe supremo da Alemanha... Deus permitiu que Hitler provocasse uma guerra que destruiu 70 milhões de pessoas (muitas delas eram apenas crianças)! Portanto, como podemos louvar um Deus incompetente que permite o mal?!