PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 1,43-51)(05/01/19)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, durante o tempo que aqui vivemos, estamos sempre nos encontrando e interagindo uns com os outros, seja na família, na escola, no trabalho, etc. O fato é que, de alguma forma, influenciamos e somos influenciados e é isso o que define o nosso estado de alma, ou seja, aquilo que somos interiormente. Ora, a liturgia de hoje trata desses encontros e interações, em especial no santo Evangelho, onde Jesus encontra Filipe e Natanael e gera neles uma mudança total de vida.
.
De fato, eles encontraram em Jesus o cumprimento de tudo o Deus falou por meio de Moisés e dos profetas e não hesitaram segui-lo em nenhum momento, pelo contrário, deram a vida por Ele. Quem sabe até eles tivessem outros planos, mas no encontro com Senhor, tudo mudou, desse modo, deram lugar ao Plano de Deus em suas vidas, ou seja, deixaram tudo para seguir o Senhor e se dedicar à salvação das almas.
.
Na Carta aos Hebreus, São Paulo, definiu assim a presença do Senhor em nosso meio: "Jesus Cristo é sempre o mesmo: ontem, hoje e por toda a eternidade." Ou seja, a presença do Senhor em nosso meio é real e sua mensagem é sempre nova, por isso, nos transforma quando o encontramos como o fizeram Filipe e Natanael. Pois, seguir o Senhor, como Ele mesmo diz, significa se alinhar plenamente à vontade do Pai: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou."
.
Conclusão: Caríssimos, escutemos atentamente estas palavras do Senhor: "Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram". Portanto, encontrar o Senhor, é dá à Ele em tudo o primeiro lugar em nossa vida.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.