PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 2,22-35)(29/12/18)
.
Amados irmãos e irmãs, a liberdade que temos no tempo depende de nossa obediência aos santos mandamentos da Lei de Deus; fora dessa obediência à eles tudo leva a perca da liberdade que recebemos do Senhor. Exemplo disso é o que vimos na primeira leitura de hoje, onde São João assim se expessa: "Caríssimos, para saber que conhecemos Jesus, vejamos se guardamos os seus mandamentos. Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado."
.
Com efeito, no Evangelho de hoje, vimos como Maria e José, apresentaram Jesus no templo em cumprimentos à Lei do Senhor, diz o texto: "Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”.
.
De fato, o que fundamenta de nossa fé é a obediência à Lei do Senhor que nos leva à perfeita comunhão de amor com Ele, como fez a Sagrada família de Nazaré. Ora, nesse episódio bíblico vimos que com o gesto de obediência de Maria e de José, o Senhor revelou, por meio do sacerdote Simeão, quem era Jesus, qual a sua missão e o que aconteceria a Maria, sua Mãe.
.
Conclusão: No cumprimento de sua missão, Simeão disse: "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. Portanto, também nós que aqui estamos, temos uma missão a cumprir, qual seja, encontrar o Senhor e fazer tudo o que lhe agrada, desse modo, partiremos em paz para a sua glória, na certeza do dever cumprido.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.