NATAL, POR QUE NÃO COMEMORAR?

É Natal! E por ser Natal, é comum as pessoas desejarem um Feliz Natal para colegas de trabalho, amigos, parentes, principalmente os parentes. Acho interessante como algumas chamadas igrejas de hoje praticamente proíbem os membros de desejarem Feliz Natal!

Já é de conhecimento de todos que Jesus Cristo não nasceu em dezembro e, em consequência, não deveríamos comemorar seu nascimento nesta data. Também é do conhecimento de todos que em dezembro comemorava-se o solstício de inverno e em consequência adoração ao sol. Com o tempo a Igreja Católica incorporou para estimular a conversão ao cristianismo dos chamados pagãos, (aqueles que não eram convertidos ao cristianismo). Mesmo não cristãos comemoram o Natal com troca de presentes, ceia e desejos de felicidades. É claro que também é um feriado comercial, principalmente devido aos presentes trocados.

É uma tradição arraigada na vida das pessoas há séculos.

Hoje, muitas igrejas cristãs, torcem o nariz para estas festividades chegando algumas ao cúmulo de proibir até que seus seguidores desejem Feliz Natal aos parentes, de participarem de uma ceia onde em sua maioria, as famílias se reúnem para confraternização, época em que os parentes mais distantes aparecem, pais, irmãos, tios. Alguns não desejam Feliz Natal nem para os pais!

O curioso nisto tudo é que Natal é uma época em que as pessoas ficam mais solidárias, muitos são os que distribuem presentes aos mais necessitados, estes atos de solidariedade se espalham por várias partes do mundo e, por alguns dias, as pessoas colocam em prática a palavra humanidade.

A questão é, por que os chamados cristãos ou evangélicos em sua maioria tem tanta ojeriza quanto à data? As pessoas não ficam mais humanizadas nesta época? Não existem conversões nesta época quando é falado sobre o sacrifício de Cristo? Ademais, se formos olhar pelo lado comercial, muitas igrejas também arrecadam mais nesta época por conta deste aumento de humanidade das pessoas.

Onde está o pecado em desejar Feliz Natal? Pecado maior não seria alijar os parentes e amigos de desejar um dia feliz? Pecado maior não seria deixar de dar algo para alguém por caridade nesta época? Pecado maior não é privar uma criança de ter uma simples árvore montada na sala de casa? De poder ficar feliz juntos com os amiguinhos ao mostrar os presentes que ganhou?

Fica a reflexão para aqueles que não comemoram o Natal, nem desejam que o dia seja feliz para ninguém, isso é ser cristão? Isso é demonstrar amor cristão?