O ENCONTRO DE JESUS COM A MULHER SAMARITANA

INTRODUÇÃO

Existem textos da Bíblia que precisam serem melhor estudados para uma melhor pregação. Esse aqui, que nos fala do encontro de Jesus com uma mulher samaritana é um deles. Algumas preguntas precisam serem respondidas para compreendermos o que exatamente a passagem se refere. Quem eram os samaritanos e porque havia um descrédito para com eles da parte dos judeus? A segunda coisa é quem eram os cinco maridos da mulher samaritana? Em terceiro quem era o sexto marido da mulher samaritana? Porque ela perguntou: Onde devemos adorar a Deus?

O RESUMO DO EVANGELHO DE JOÃO

O Evangelho de João inicia no cap. 1, falando do Logos de Deus. Jesus não é só o Messias, ou o Cristo, mas ele é o Logos, a Palavra Viva, criadora. Logicamente, podemos facilmente observar que enquanto o livro inicial do Antigo Testamento deveria ser Gênesis, principalmente com o seu versículo inicial: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gen 1.1), o versículo inaugural do Novo Testamento deveria ser João 1.1: “No principio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus. Ele estava com Deus no principio.” Sobre esse assunto, Santo Agostinho conseguiu sintetizar de forma primorosa e é imbatível até hoje. Ninguém falou sobre o início como Santo Agostinho no seu livro Confissões. Einstein, para elaborar a sua Teoria da Relatividade teve que ler Confissões. Enquanto ele tráz uma biografia de sua vida, o livro é chato e maçante, mas depois de tudo dito, ele decidiu fazer algo como um P. S. e se meteu a falar da Bíblia, e ai não tem pra ninguém.

João 2 fala da Água Transformada em Vinho, onde é bastante claro que Jesus, como um profeta autorizado, estava dizendo que Deus rejeitara o seu povo, a sua noiva, e escolhia outro povo, ou outra noiva. Qual seria, até o momento não se sabia, mas posteriormente Jesus criou uma comunidade que chamou de Igreja.

João 3 nos fala de um encontro inusitado, onde um mestre da Lei, um homem poderoso e rico, foi ter com Jesus e numa conversa com desdobramentos profundos, Jesus inicia a falar do Novo Nascimento.

Chegamos então ao nosso cap. 4.1-42, onde temos um encontro mais inusitado ainda do que o que Jesus teve com Nicodemos, ele agora vai até Samaria e fala com uma mulher samaritana. Tenho a impressão que os primeiros 4 capítulos iniciais de João são os mais teológicos de um livro que é totalmente teológico. A partir do capítulo 5, João aprofunda um período de milagres (iniciado com a transformação da água em vinho) e ensinamentos, até a importante semana da Cruz.

Certa vez eu tive a oportunidade de pregar sobre a semana da Cruz. Começando no domingo anterior à crucificação, vai até o próximo domingo da Ressurreição. Apesar de João nos falar muita coisa que os outros Evangelhos não disseram, ainda assim, o livro de João ainda nos fala da semana da crucificação. A partir do capítulo 12 até o 20, João mostra os eventos anteriores, a crucificação e a ressurreição.

JESUS PASSA POR SAMARIA

“E era-lhe necessário passar por Samaria. Chegou, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José; achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta.” João 4.4-6

Samaria é o nome histórico e bíblico de uma região montanhosa do Oriente Médio, constituída pelo antigo reino de Israel, situado em torno de sua antiga capital, Samaria, e rival do vizinho reino do sul, o reino de Judá. Atualmente situa-se entre os territórios da Cisjordânia e de Israel.

O nascimento dos samaritanos deu-se depois da morte de Salomão, o reino de israel foi dividido em Reino do Norte (também conhecido como Israel), cuja a capital era Samaria, e Reino do Sul, com sede em Jerusalém, conhecido como

Reino de Judá.

O Reino do Norte era composto por 9 tribos e abrangia a maior parte do território de Israel. Cada um dos reinos seguiu uma história diferente.

Cerca de 700 anos antes de Cristo, o Reino do Norte acabou, sendo tomado pela Assíria e seus habitantes foram deportados. Alguns habitantes ficaram na terra. Provavelmente eram agricultores, gente mais pobre. Do ponto de vista dos habitantes de Jerusalém, esses habitantes que ficaram na Samaria começaram a perder a própria identidade religiosa, misturando-se com os pagãos, perdendo as características que os ligavam ao Deus único de Israel.

Os samaritanos então, eram judeus, que se misturaram a outros deuses. Isso causou uma grande cisão, onde os judeus mais puros não aceitavam nem falar ou sequer passar pelo território dos samaritanos.

Da Judeía Jesus se encaminhava para a Galiléia (verso 3). Os judeus davam a volta por Samaria para chegarem ao outro lado, Jesus resolveu passar pelo meio da região. João nos dá uma luz importante, pois nos diz que era necessário Jesus passar por Samaria. Além de cortar caminho havia uma obra a ser feita.

O ENCONTRO DE JESUS COM A SAMARITANA

Cansado da viagem, Jesus sentou-se próximo ao poço de Jacó. Isso era por volta do meio-dia. Muito já se falou que a mulher veio numa hora ruim, ao meio-dia, uma hora de mais calor, buscar água do poço, pois outras mulheres não a viam com bons olhos. Para muitas ela era considerada praticamente uma mulher baixa, uma verdadeira prostituta. Mas talvez ela tivesse vindo a essa hora porque esse não era o lugar mais próximo da sua casa e nem das pessoas que a acusavam. Talvez ela tivesse que andar bastante, para buscar a sua preciosa água.

Logo depois que Jesus se assentou próximo ao poço de Jacó, veio então uma mulher samaritana e Jesus lhe pediu água para beber. (verso 7) É preciso lembrar aqui, que o lugar de namoro e de encontros era nos poços. A rigidez dos pais antigos era demais e a jovem moça e o jovem moço, se encontravam algumas vezes só no poço. Jesus se encontrar sozinho então com uma mulher junto a um poço, era de se estranhar.

Como já havia nos dito o pastor Ed Kivitz ao pregar sobre o assunto, há uma conotação sexual nesse texto, que é justamente o campo onde a mulher precisa ser tratada. No local de namoro, pelo menos para os mais jovens, Jesus encontrou-se com uma mulher que tinha grandes dificuldades sexuais.

“Como o Senhor, sendo judeu, pede para mim, uma samaritana, água para beber?” Jesus respondeu: “Se você entendesse quem está lhe pedindo água, eu é quem lhe daria água viva para beber.” “E como o Senhor vai conseguir água viva? (ela estava pensando em água corrente e Jesus estava falando de salvação).

“O Senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu esse poço, e bebeu ele, seus filhos e seu gado?” A ênfase da mulher, assim como dos samaritanos era em Jacó. Jesus deveria separá-la disso, sem denegrir, entretanto a pessoa de Jacó.

Jesus lhe disse: “Qualquer que beber dessa água tornará a ter sede, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede”.

O ser humano tem fomes e sedes. Fome e sede são símbolos de desejos que o homem tem. Alguns tem fome de poder, de sexo, de dinheiro. Outros tem sedes de saber, de luxo ou de satisfação para a sua alma. A mulher pede então essa água para não ter mais sede.

SENTIMENTOS SEXUAIS CONFUSOS

Jesus então passa a tratar agora de outra área da vida dessa mulher. Ele lhe diz: “Chame o seu marido e venha aqui.” No que ela responde: “Senhor não tenho marido.” “Disseste bem, pois tiveste cinco maridos e o que tem agora não é o seu marido.” No que ela lhe diz: “Senhor, vejo que é profeta.”

Nota-se nessa fala, que a mulher tem uma vida sentimental muito sofrida e trabalhosa. Ela teve cinco maridos, mas não está com nenhum deles, pelo contrário, está com um que não é seu marido. Talvez seja um passante. Um caso sem muita profundidade. Nessa fala ela tentou cinco casamentos, ou cinco relacionamentos sérios, tentando de verdade que desse certo, mas nenhum deles deu e agora ela estava num relacionamento mias aberto, menos sério e também sem futuro algum.

Muitas pessoas hoje em dia também passam por problemas na sua sexualidade. Os casos mais extremos são quando um sexo quer dizer que é o outro sexo, numa fugada existência absoluta. Em outras situações, os problemas estão nos relacionamentos da família, é pai que não se entende com filho e nem esposa com marido. Os pensamentos em relação à família e aos outros são confusos e conflitantes. Esse mau foi originado no Pecado Original, onde lemos em Gênesis 3, que o homem passa a acusar agora a sua companheira, pôr o tê-lo colocado naquela situação. Desde então o relacionamento entre homem e mulher estava abalado, até chegar na sua sexualidade, onde muitos vivem um conflito em não se localizar naquele sexo.

Uma variação da confusão mental é a sexualidade aflorada, ou o que é considerado atitudes de prostituição. A prostituição em si é entregar-se sexualmente por dinheiro, ou coisas, mas existe o outro lado que é o desejo de sexo, sem limites. A samaritana tinha uma sexualidade aflorada, o que em todos os casos é o desejo único de ser feliz. Não pense quem julga o outro, que ele o faz para ser melhor do que ninguém, pelo contrário, ele, ou ela, só deseja ser feliz.

A samaritana, creio firmemente nunca teve vontade de ter cinco maridos. Muito menos numa sociedade árabe, machista da época de Jesus. A única coisa que ela queria era ser feliz, assim como todos. Infelizmente o pecado estragou o ser-humano.

Sobre o pecado é bom entender teologicamente, que desde que a raça pecou, as pessoas agora tem uma fome, um desejo pelo pecado. O pecado é uma espécie de alimento para as almas pecadoras. O pecador, tem que pecar, é muito simples. E não é coisa se ele quer ou não, mas é uma força pungente dentro dele que o puxa para o pecado. Ser cristão é resistir a essa força.

SAMARIA TINHA UMA ADORAÇÃO MESCLADA

Porém quando Jesus fala que a mulher teve cinco maridos e o que tem agora não é o seu marido, ele está falando mais do que aparenta. Jesus está tratando agora com toda Samaria, pois a mulher com cinco ex-maridos e vivendo com um que nem de marido pode ser chamado, representa a situação espiritual do povo samaritano. Eles estavam se prostituindo espiritualmente.

Em 2 Reis capítulo 17 do versículo 24 até o 33, narra a historia do rei da Assíria que trouxe cinco nações para habitar em Samaria, cada uma dessas cinco nações trouxeram cada uma seus deuses, sendo assim, Samaria ficou com a adoração misturada.

24 Depois o rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim, e a fez habitar nas cidades de Samária em lugar dos filhos de Israel; e eles tomaram Samária em herança, e habitaram nas suas cidades.

25 E sucedeu que, no princípio da sua habitação ali, não temeram ao Senhor; e o Senhor mandou entre eles leões, que mataram alguns deles.

26 Pelo que foi dito ao rei da Assíria: A gente que transportaste, e fizeste habitar nas cidades de Samária, não conhece a lei do deus da terra; por isso ele tem enviado entre ela leões que a matam, porquanto não conhece a lei do deus da terra.

27 Então o rei da Assíria mandou dizer: Levai ali um dos sacerdotes que transportastes de lá para que vá e habite ali, e lhes ensine a lei do deus da terra.

28 Veio, pois, um dos sacerdotes que eles tinham transportado de Samária, e habitou em Betel, e lhes ensinou como deviam temer ao Senhor.

29 Todavia as nações faziam cada uma o seu próprio deus, e os punham nas casas dos altos que os samaritanos tinham feito, cada nação nas cidades que habitava.

30 Os de Babilônia fizeram e Sucote-Benote; os de Cuta fizeram Nergal; os de Hamate fizeram Asima;

31 os aveus fizeram Nibaz e Tartaque: e os sefarvitas queimavam seus filhos no fogo e a Adrameleque e a Anameleque, deuses de Sefarvaim.

32 Temiam também ao Senhor, e dentre o povo fizeram para si sacerdotes dos lugares altos, os quais exerciam o ministério nas casas dos lugares altos.

33 Assim temiam ao Senhor, mas também serviam a seus próprios deuses, segundo o costume das nações do meio das quais tinham sido transportados.

AS CINCO NAÇÕES INVASORAS DE SAMARIA E SEUS DEUSES

1- Babilônia – cultuavam uma deusa chamada Sucote-Benote; Ela

operava nas tendas, na religiosidade e nas esferas sexuais. É a representação da Rainha dos Céus.

2- Cuta – cultuavam o deus Nergal; que significa grande homem, anjo do abismo chamado de Apoliom, o destruidor. Ele opera na murmuração, julgamentos e fofocas (I Coríntios 10:10).

3- Ava – cultuavam deuses Nibaz e Tartaque; Nibaz está relacionado com a incredulidade, o humanismo, o gnosticismo. Relacionado ao Espírito da Grécia.

Tartaque significa preso em cadeias, trevas, corrupção. Representa o principado de Belial.

4- Hamate – cultuavam a deusa Asima; Era uma deusa que operava no

ocultismo, adivinhação, feitiçaria, manipulação. Representa a Jezabel.

5- Sefarvaim – cultuavam os deuses Adrameleque e Anameleque. Adrameleque significa esplendor do rei, está relacionado ao principado de Moloque e Baal.

Anameleque denota pobreza do rei. Este é figura de Mamom.

Então, em Samaria havia a mistura de cinco nações: Babilônia, Cuta, Ava, Hamate e Sefarvaim. No total essas cinco nações tinham sete deuses. Em Samaria havia cinco maneiras de cultuar e uma outra ainda que não era seu deus. Samaria vivia uma prostituição espiritual.

Os cinco maridos que a mulher teve e foram embora eram as aculturações desses cinco reinos. Samaria era uma mescla confusa de cinco nações, sendo judia, e vivendo claramente com sete potestades.

PORQUE SE ADORA UM DEMÔNIO?

Mas porque alguém em sã consciência adora um demônio que vai lhe fazer mau, pois demônio não tem responsabilidade com ninguém, nem com o outro demônio? É muito simples, eles são enganados. Essas potestades dessas cinco nações, que agora vivem em Samaria, não vinham com aparência de maldade, mas prometiam prosperidade, riqueza, talvez fama e amor. Como ainda é hoje, do mesmo jeito. Os demônios oferecem o que as pessoas querem.

Por quê a Igreja Católica adora ídolo, sendo que a Bíblia que eles leem diz claramente que Deus não se agrada disso? Porque eles estão enganados, cegos à verdade. A Nossa Senhora, Padroeira do Brasil, não passa de uma potestade maligna perigosa. Vê-se que a pretexto de adorar os santos do catolicismo, há um sincretismo com religiões afro. Essa mistura demonstra a prostituição espiritual do Brasil.

QUEM ERA O SEXTO HOMEM QUE NÃO ERA MARIDO?

Mas ainda temos um sexto homem, que não era o marido da mulher. Quem era ele? A resposta é impressionante: Era Deus. Samaria, apesar das suas misturas, era Israel, portanto nação santa. Os judeus puristas que não passavam e nem cumprimentavam os samaritanos, eram Israel, assim como o era Samaria.

Mas a situação desse ultimo homem, que simbolizava Deus, era pior do que os outros. Jesus mesmo afirmara que a mulher já tivera cinco maridos – não tem mais, ela estava livre disso -, mas o que tinha nem seu era. Deus, o Deus de Israel, como se entende no Antigo Testamento, não era seu, fosse o relacionamento qual fosse. Samaria estava assim, totalmente afastada de Deus e longe das promessas.

JESUS NOS TRATA EM NOSSAS SITUAÇÕES

Vê-se que Jesus demonstra para a mulher que representa toda a situação da Samaria atual, qual era a sua situação presente. A mulher tinha uma sede não satisfeita, que só Jesus, a água viva poderia satisfazer, o único relacionamento e único marido que ela precisava era um só: Deus. Jesus demonstra a prostituição espiritual de Samaria e trata isso.

UM CIRURGIÃO COM UM BISTURI

Muitas pessoas não compreendem Deus de forma alguma, mesmo andando com Ele durante muitos anos. Deus vai mostrar a nossa situação e onde ela precisa ser tratada, até Ele vir com a cura e o milagre. Não há esperanças em sair da presença Dele, mesmo que no momento não estejamos gostando de sermos expostos e o nosso problema exposto.

John Piper, num de seus livros lembrou um sermão de Jonathan Edwards, pastor do século dezenove, onde ele compara o pregador com um cirurgião com um bisturi.

“Acusar um ministro por declarar a verdade aqueles que estão sob avivamento, e por não administrar o conforto imediato aos mesmos, é a mesma coisa que incriminar um cirurgião por ter começado a enfiar seu bisturi, com o qual faz seu paciente passar por grande dor [...] por não parar sua mão, mas continuar a enfiá-la mais profundamente, ate que chegue ao âmago da ferida. O médico compassivo que, logo que seu paciente começa a reclamar, retira sua mão [...] é um médico que cura a ferida superficialmente, clamando: ‘Paz, paz, quando não há paz.”

Tenho a impressão, que nós precisamos de mais pregadores que ao tratar da ferida não tenham medo de enfiar o bisturi.

ONDE DEVEMOS ADORAR A DEUS?

Esse texto nos fala ainda da enorme pergunta: Onde é que devemos adorar a Deus?

Nessa época, haviam dois templos, um em Samaria em Gerizim e o outro em Jerusalém. Os templos eram concorrentes e o que entendemos como o legítimo era o de Jerusalém, mas na resposta de Jesus, não era o local que era importante, mas como adorar.

Na fala de uns cunhados que tenho, Jesus era meio ensaboado, ele era liso, ligeiro, para sair de situações comprometedoras. Sobre isso vejo que os pastores que duram mais tempo no cargo são os mais ensaboados. São os lisos que duram e não os que batem de frente.

Notando que Jesus era profeta, ao expor a sua situação sentimental, ela fez uma sinapse, uma ligação mental e perguntou o que realmente importava.

19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

24 Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

O MESSIAS CHEGOU

Uma nova ligação se fez na mente da mulher, quando Jesus lhe disse essas palavras. Meio que já entendendo a resposta, ela começa a falar do Messias e Jesus confirma que é ele.

A SALVAÇÃO DOS SAMARITANOS

Então a mulher deixou o seu cântaro e voltou para a cidade e convidou o povo para vir ao encontro de Jesus.

Quando ela larga o seu cântaro, a sua vasilha onde ela pega água, isso significa que ela muda de profissão, ou de fé. Há uma operação ocorrendo dentro dela que a faz largar a velha vida e caminhar para uma nova vida de anunciar o Messias. Essa mulher é tida como a primeira missionária da Bíblia. Ela foi muito feliz, pois ganhou a sua cidade toda para Jesus.

Vindo os samaritanos da cidade falar com Jesus, insistiram que ele ficasse com eles e ele ficou ainda dois dias. (versos 39-42)

O EVANGELHO EM SAMARIA

Mas essa história ainda tem desdobramentos. Atos 8 nos fala que houve uma perseguição onde os discípulos foram dispersos pela Judeia e Samaria. E Filipe descendo a Samaria pregava-lhes a Palavra. As multidões ouviam a palavra e viam os sinais miraculosos, onde os espíritos malignos eram expulsos e os coxos e os paralíticos eram curados. Muitos se batizavam em Nome de Jesus. Ouvindo só apóstolos que estavam em Jerusalém ,enviaram a Pedro e João, que oraram por eles para que recebessem o poder do Espírito Santo, pois em nenhum tinha descido ainda.

Há um seguimento ai notado em Atos. Primeiro o Ministério do Espírito Santo se manifestou em Atos 2, agora em Samaria, que ainda era Israel, em Atos 8 e depois o Espírito Santo chegou através de Paulo e sua equipe aos gentios, abraçando assim o mundo inteiro.

RESUMINDO

Disse que o bom aluno é o continua aprendendo sempre. O Evangelho tem um sentido de confrontação com as nossas mazelas e com o que nos faz mau. A mulher samaritana somos nós, com as nossas tantas dúvidas teológicas e pessoais. A mulher samaritana somos nós que precisamos ser tratados e confrontados até que mudemos de rumo em nossas vidas. Precisamos ser convencidos a largar os nossos cântaros, sejam eles quais forem, que só podem nos dar alívio momentâneo para a nossa sede espiritual. Jesus precisa nos mostrar, não onde se adora, mas como se dora: Em Espírito e em verdade. Apegamo-nos ao material, com nossas limitações e desculpas: O poço é fundo. Precisamos crer e anunciar o Messias. O que a mulher fez, teve desdobramentos posteriormente, pois abriu uma porta para o Evangelho e vindo Filipe evangelizou e curou naquele lugar, assim como expulsou demônios. Samaria estava endemoniada e precisava de libertação. Alguns de nós precisam de libertação. Filipe pregava e depois ele expulsava demônios e orava pela cura. A boa pregação precede o milagre. A aceitação, pela fé, da palavra causa movimentos espirituais, onde demônios serão expulsos e pessoas serão curadas.

É interessante que na fala de Jesus com a samaritana, não parece que ele vai trazer a cura, mas ela veio, mas não naquela hora, mas com um discípulo: Filipe, que pregou, batizou, expulsou demônios, orou pela cura e por Pedro e João que impondo as mãos, invocaram o poder do Espírito Santo sobre os samaritanos.

Talvez o que você não venham agora, mas creia, que em Jesus virá. Tudo a seu tempo. Espera com fé.

Amém

Paulo Sérgio Lários

pslarios
Enviado por pslarios em 23/12/2018
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