PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 1,1-17)(17/12/18)
.
Caríssimos, existe na alma humana uma espécie de vácuo, de vazio, quando não se tem comunhão com Deus; e é exatamente nesse abismo espiritual que o mal tenta se esconder para se dar a conhecer por meio de pensamentos tortuosos, malogrados, causando dispersão na alma que lhe permite tal incursão. Mesmo nas almas consagradas o inimigo tenta se esconder e se dá a conhecer por meio das tentações que lhes chegam à mente quando menos se espera.
.
Ora, o que devemos fazer, então, quando somos atacados por tais pensamentos? Primeiro, não aceitá-los, pois não somos nós que estamos pensando isso; segundo, precisamos expulsá-los com as armas espirituais que o Senhor nos concede: a oração mental e os bons propósitos (cf. Fl 4,4-9); a comunhão Eucarística frequente (cf. Jo 6,56); a meditação e prática de Sua Palavra (cf. Sl 1,2); e por fim, a oração diária do santo Rosário (cf. Lc 1, 28.41-45).
.
Caríssimos, vivemos em meio a uma guerra espiritual travada no coração de nossas almas, isto é, em nossas mentes, em nossa consciência; ora, viver na presença de Deus constantemente é o que nos faz vencer essa guerra, pois, como disse o Senhor: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca." Ora, a carne é exatamente a permissão que se dá aos maus pensamentos (cf. Rm 8,5-8).
.
Conclusão: De fato, Deus nos criou por amor para vivermos em Sua companhia todos os dias de nossa vida em santidade e justiça; sem essa graça não existe felicidade, mas somente os tormentos que o pecado gera naqueles que dão permissão para o mal entrar em sua vida.
.
Portanto, cabe à nós sermos fiéis ao Senhor por meio da obediência aos seus santos mandamentos, pois, como escreveu São João: "E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.