Homilia do 3°Dom do Advento ((Lc 3,10-18))(16/12/18)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, se conhece um enviado de Deus pela virtude da obediência que fundamenta a sua existência, pois por ela faz a Sua Santa Vontade em todos os sentidos da vida; assim, já não tem vontade própria, porque vive da vontade Daquele que o enviou. É bem como Jesus nos ensinou: "De mim mesmo não posso fazer coisa alguma. Julgo como ouço; e o meu julgamento é justo, porque não busco a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." 
.
Com efeito, neste terceiro Domingo do Advento, vemos acontecer o que foi enunciado acima, João Batista, como enviado de Deus, anuncia a presença de Cristo, dizendo: "Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. Ele virá com a pá na mão: vai limpar sua eira e recolher o trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.
.
De fato, quem vive essa dimensão vocacional sabe que só Deus é o Senhor de todas as coisas e por isso jamais se põe no seu lugar; pelo contrário, se deixa conduzir pela inspiração do Espírito Santo para dar o verdadeiro testemunho da presença e da ação divina; por isso, transparece Cristo e o anuncia, renunciando à própria vontade, mas também sentindo a mais profunda e verdadeira alegria por ser seu autêntico mensageiro.
.
Conclusão: "E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás andando à frente Senhor a preparar-lhe o caminho, para dar ao seu povo conhecer a salvação, pelo perdão dos pecados." Caríssimos, assim viveu São João Batista, assim devemos viver todos nós, como autênticos mensageiros que anunciam Cristo, Palavra viva de Deus, "Cordeiro imolado que tira o pecado do mundo e renova todas as coisas."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.