PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mt 18,12-14)(11/12/18)
.
Caríssimos irmãos e irmãs, existe em nosso interior o espaço sagrado que é só de Deus e nada pode ser posto em seu lugar, porque sem a graça de Sua presença, reina em nossa vida o pecado e seus derivados que são todo tipo de miséria que o pecado gera, incluindo a mais grave delas, a morte. A liturgia de hoje acende em nossos corações a chama viva da esperança nos fazendo crescer na graça, no conhecimento, na fé e na intimidade com o Senhor.
.
A primeira leitura de hoje fala de consolação, da expiação das culpas e da vinda do Messias, aquele que libertará seu povo lhe dando auxílio e proteção, como um pastor que proteja as suas ovelhas e as livra de todo o mal. De fato, vivemos em meio à um mundo ferido, agonizante, prestes à sucumbir, por causa das atitudes maléficas daqueles que se afastaram de Deus.
.
O Evangelho de hoje é o cumprimento da profecia de Isaías que meditamos na primeira leitura, pois nele Jesus nos fala da grande alegria que o Bom Pastor tem por recuperar a ovelha que se perdera. Ora, essa atitude do Senhor também nos enche da mesma alegria quando constatamos a conversão daqueles que amamos e que se encontravam afastados do rebanho, mas que agora retornam ao seu seio com a fé renovada.
.
Conclusão: Todos nós que aqui estamos somos ovelhas do rebanho do Senhor e sabemos de nossas fragilidades, mas também sabemos que quanto mais obedecemos ao seus comandos, tanto mais difícil será se desgarrar desse seu rebanho.
.
Porquanto, rezemos, então, com o salmista: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.