DAVI E JÔNATAS
A GRANDE AMIZADE ENTRE DAVI E JÔNATAS, O FILHO DE SAUL.
Jônatas era o filho mais velho de Saul (1050-1010 a.C.) e deveria ser seu sucessor. Saul teve seis filhos e duas filhas. De sua mulher Aquinoam teve os filhos Jônatas, Abinadabe, Malquisua, Isbosete e as filhas Merabe e Mical, essa casada com Davi. De uma concubina chamada Ripsa teve: Armoni e Meribaal.
Jônatas aparece na Bíblia citado como um grande guerreiro e vitorioso ao matar um líder filisteu.
1 Samuel 13: 2 – Saul escolheu para si três mil homens de Israel: dois mil estavam com Saul em Macmas na montanha de Betel, e mil com Jônatas em Gabaá de Benjamim, e Sal despediu o resto do povo, cada um para sua tenda. 3 – Jônatas matou o prefeito dos filisteus que estava em Gaba, e os filisteus ficaram sabendo. Então Saul mandou soar a trombeta por todo o território, dizendo: “Que os hebreus saibam!” 4 – Todo o Israel recebeu a notícia: “Saul matou o prefeito dos filisteus, Israel se tornou odiosa aos filisteus”, e logo o povo se juntou a retaguarda de Saul, em Guilgal.
O registro feito em 1 Samuel 14, deixa bem claro a grande coragem de Jônatas e sua e habilidade na guerra.
1 Samuel 14: 1 – Um dia Jônatas, filho de Saul, disse a seu escudeiro. “Vamos atravessamos até o posto avançado dos filisteus que está do outro lado”, mas nada comunicou a seu pai.
Chegando a um posto de guarda dos filisteus eles se deixaram ver:
1 Samuel 14: 11 – Eles se deixaram, portanto, descobrir, ambos pelo posto dos filisteus. Os filisteus disseram: “Eis que os hebreus saíram das cavernas em que se haviam escondido”. 12 – Os que estavam no posto avançado dirigiram-se a Jônatas e a seu escudeiro, dizendo: “Subi até aqui, que vos ensinaremos uma coisa”. Então Jônatas disse ao seu escudeiro: “Conserva-te atrás de mim, porque Iahweh os entregou nas mãos de Israel”. 13 – Jônatas subiu arrastando-se com os pés e as mãos no chão, e o escudeiro o seguiu. Eles caíram diante de Jônatas, e o seu escudeiro os matava. 14 – Esta primeira matança que Jônatas e seu escudeiro realizaram foi de cerca de vinte homens, sobre cerca da metade de um campo de trabalho, uma medida de terra.
Mais tarde, Jônatas quase foi morto por seu próprio pai depois de quebrar, sem saber, um voto de jejum que Saul havia imposto ao povo, porém os israelitas não permitiram que Jônatas fosse executado. (1Samuel 14:25-45).
Depois que Davi (rei de 1010-970 a.C.) o sétimo filho de Jessé, foi ungido por Samuel, o espírito de Javé se retirou de Saul, que ficou perturbado. Então procuraram um tocador de lira para acalmar Saul, e o escolhido foi Davi.
Novamente os filisteus se armaram para lutar contra os israelitas. No acampamento dos israelitas reinava o desânimo. A guerra contra os filisteus tinha chegado a um impasse. Durante 40 dias, eles tinham sido insultados pelo campeão dos filisteus, Golias, que tinha lançado o desafio de um duelo. Golias, tinha seis palmos e um côvado de altura. Como 1 palmo tem 22,5 centímetros. e um côvado 45 centímetros. Isso quer dizer que a altura de Golias era de 1,80 metro, um “gigante” para época quando a altura média dos homens era de cerca 1,60 m. e das mulheres 1,50.
Davi, então apenas um adolescente, que havia ido ao acampamento para levar alimentos para três de seus irmãos, ofereceu-se para enfrentar Golias. Sem armadura, sem espada, sem medo Davi confrontou Golias e avisou que o iria matar. Golias avançou contra Davi que com sua atiradeira acertou uma pedra na testa de Golias. O gigante caiu. Davi correu para ele e decapitou Golias com sua própria espada. (1 Samuel 17: 1-54). Então Davi foi levado a Saul ainda carregando a cabeça de Sansão.
1 Samuel 18: 1 – Aconteceu que, terminando ele de falar com Saul. Jônatas apegou-se a David. E Jônatas começou a amá-lo como a si mesmo. 2 – Saul o reteve aquele mesmo dia e não consentiu que voltasse para a casa de seu pai. 3 – Jônatas fez um pacto com David, porque o amava como a si mesmo. 4 – Jônatas tirou o manto que vestia e o deu a Davi, e também lhe deu a sua roupa, a sua espada, e seu arco e o seu cinturão.
Entretanto a fama de Davi provocou ciúmes em Saul, que resolveu livrar-se dele.
1 Samuel 19: 1 – Saul comunicou a seu filho Jônatas e a todos os seus oficiais a sua intenção de levar Davi à morte. Ora, Jônatas, filho de Saul, amava muito Davi, 2 – e advertiu Davi, dizendo: “Meu pai busca a tua morte. Fica de sobreaviso amanhã de manhã, procura o teu refúgio e esconda-te. 3 – Eu sairei e permanecerei ao lado do meu pai no campo em que estiveres, e então falarei a meu pai a teu respeito, saberei o que houver e te informarei.”
Então Jônatas interferiu a favor de Davi, junto a seu pai. Saul prometeu não matar Davi e Davi voltou ao seu serviço com antes. Como a guerra conta os filisteus recomeçou Davi partiu contra eles e obteve uma grande vitória. Então enquanto Davi dedilhava a cítara Saul arremessou uma lança contra ele. Davi escapou e fugiu. Mais outras vezes Saul tentou matar Davi sem sucesso.
1 Samuel 20: 1 – Então Davi fugiu das celas de Ramá e veio a ter com Jônatas, dizendo: “Que fiz eu: Qual a minha falta?: Que crime cometi contra teu pai, para que procure tirar-me a vida?” 2 – Ele lhe respondeu: “Longe de ti tal pensamento! Tu não morrerás. Meu pai não empreende coisa alguma, importante ou não, sem confiá-la a mim. Por que ocultaria tal plano de mim? Impossível!” 3 – Davi fez este juramento: “Teu pai sabe perfeitamente que me favoreces e, portanto, diz consigo: ‘Não saiba Jônatas nada a respeito disto, para que não sofra’. Mas, pela vida de Iahweh e pela tua própria vida, existe só um passo entre mim e a morte.
Davi tornou-se um fugitivo errante sempre tentando escapar de Saul que o perseguia constantemente. Então Saul massacrou todos que haviam dado guarida a Davi.
Tendo os filisteus cercado Ceila, Davi foi em socorro da cidade e derrotou os filisteus. Então Saul, sabendo que Davi estava em Ceila partiu para enfrentá-lo. Davi saiu da Ceila e voltou para o deserto. Saul o persegui, mas não conseguir encontrá-lo.
1 Samuel 23: 15 – Davi viu que Saul saía a campo para atentar conta a sua vida.. Davi estava então no deserto de Zif, em Horesa. 16 – Jônatas, filho de Saul, levantou-se veio encontrar-se com Davi, em Horesa, e o confortou em nome de Deus. 17 – Disse-lhe: “Não temas, porque a mão de meu pai Saul não te atingirá. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o teu segundo. Até mesmo meu pai Saul sabe isso. 18 – Ambos concluíram um pacto diante de Iahweh. Davi ficou em Horesa e Jônatas voltou para a sua casa.
Por duas vezes Davi poupa a vida de Saul quando o surpreende em campanha. (1 Samuel 24: 1-23 e 1 Samuel 26: 1-25). Depois Davi foge e se refugia entre os filisteus e Saul deixa de persegui-lo. Então Davi põe-se a serviço dos filisteus. Mas em vista da desconfiança de alguns é manado embora.
Samuel 31: 1 – Entretanto, s filisteus atacaram Israel, e os homens de Israel fugiram perseguidos por eles e caíram, feridos de morte, no monte Gelboé. 2 – Os filisteus fizeram o cerco a Saul e seus filhos, e mataram Jônatas, Abinadab e Melquiseua, filho de Saul. 3 – Todo o peso do combate se concentrou sobre Saul. Os atiradores, homens armados de arco, o descobriram e ele tremeu fortemente à vista dos atiradores. 4 – Então disse Saul ao seu escudeiro: “Desembainha a tua espada e transpassa-me, para que não venha esses incircuncisos e escarneçam de mim”. Mas o seu escudeiro não quis obedecê-lo, pois tinha muito medo. Então Saul tomou sua espada e lançou-se sobre ela. 5 – Vendo que Saul estava morto, também o escudeiro se lançou sobe a sua espada e morreu com ele. 6 – Assim morreram juntos naquele dia, Saul, os seus três filhos, o seu escudeiro e todo os seus homens.
Seus corpos foram expostos pelos filisteus no muro de Bete-Seã, até que foram tomados pelos moradores de Jabes-Gileade, que os sepultaram debaixo de um arvoredo em Jabes. Quando soube da morte de Jônatas e Saul, Davi se lamentou profundamente.
2 Samuel 1: 25 – Como caíram os heróis no meio do combate? Jônatas, ferido de morte sobre tuas alturas. 26 – Que sofrimento tenho por ti, meu irmão Jônatas. Tu tinhas para mim tanto encanto, a tua amizade me era mais cara do que o amor das mulheres. 27 – Como caíram os heróis e pereceram as armas de guerra?”
Alguns estudioso da Bíblia, vêem a afeição de Jônatas por Davi tão intensa que interpretam como um relacionamento homo-afetivo.
Jônatas também teve um filho, Mefiboset, que tinha apenas cinco anos quando ele morreu (2 Samuel 4:4). Mefibosete era aleijado e foi criado na cidade de Lo-Debar, até que Davi honrou o pacto feito com Jônatas e lhe atribuiu a herança de Saul, bem como um lugar na mesa do rei, ao filho de Jônatã. (2 Samuel 9: 9-12).
Abraços,