Homilia do 1°Dom do Advento (Lc 21,25-28.34-36)(02/11/18)
.
Amados filhos e filhas de Deus, hoje, com o tempo do Advento, a Igreja celebra o início do ano litúrgico, esse é tempo de renovação dos propósitos divinos para a nossa vida, isto porque, por sua graça, o Senhor renova todas as coisas, ou seja, atualiza todo viver, como meditamos no Livro do Apocalipse: "Então o que está assentado no trono disse: Eis que eu renovo todas as coisas. Disse ainda: Escreve, porque estas palavras são fiéis e verdadeiras."
.
"Este período litúrgico evoca a dupla vinda de Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso no Dia do Juízo. Por isso a característica deste tempo, é a purificação de nossas almas como preparação para receber Aquele que veio e que virá." O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica roxa, que significa recolhimento, purificação.
.
Com efeito, a palavra Advento provém do termo latino Advetum que significa vinda, chegada. De fato, toda vinda requer uma preparação adequada cheia de alegria e entusiasmo; mas também de silêncio e meditação acompanhada de conversão e crescimento espiritual no que diz respeito aos valores eternos que cultivamos na certeza de nosso renovamento interior, para melhor servirmos ao Senhor e ao seu Reino de justiça e de paz.
.
Conclusão: Caríssimos, que tenhamos uma boa preparação para esse manifestação gloriosa do Senhor para assim celebrarmos com ternura a espectativa de sua Parusia e também comemorarmos com grande alegria o seu Natal, como um dom eterno do Pai para a humanidade, como sua presença real que sempre nos renova em todos os sentidos da vida.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.