Acarajé de Jesus versus Tradição!
Infelizmente cheguei atrasado e perdi parte deste importante debate no programa da Regina Casé dia 01-01-2012, sobre um Acarajé de Jesus, em que a vendedora evangélica não usa a roupa de baiana, igual as das vendedoras que se vestem de baianas para vendê-los!
A vendedora evangélica se defendeu muito bem ao dizer que não vende roupa e sim comida!
As baianas contestaram dizendo que esta profissão é protegida pelo IFHAN cuja fiscalização exige esses paramentos ou perderão o título de patrimônio Cultural Bahiano!
A polêmica ficou mais interessante quando alguém lembrou que Acarajé é comida de Santo, Yansã!
Outra Baiana que vende numa praça queixou-se da discriminação de um evangélico, que toda a vez que vai pregar na mesma praça, fica com um megafone em cima de seu tabuleiro gritando para que ela retire uma estátua demoníaca de Yansã de seu tabuleiro!
Questionamento importante como:
se o Acarajé é patrimônio porque é vendido também em supermercados, foi levantado mas o debate findou como tudo no Brasil em dança!
Que pena, mas é debate pra mais de mês, mas fica claro se Jesus também tem sua representação na umbanda, ela sem dúvidas poderá vender o bolinho de Oxalá embora sendo acarajé!!!!
É claro que ela não vai topar (embora venda comida de santo oque ja é um contra senso) porque interessa aos evangélicos essa propaganda de que são evangélicos, de que tudo oque fazem seja comida, canto ou dança têem que ter a Logo Marca: Jesus!!!!
O desrespeito as tradições, dogmas, rituais não têem a menor importância desde que a sua religião ou denominação, (leia-se templo, igreja, etc...) venha ganhar alguma promoção com isso!
Quando servia missa o padre tinha pelo menos 3 tipos de roupas dependendo da importância do domingo!
Quando fui DJ de Centro Espírita o condutor da sessão tinha sua roupa branca!
Na umbanda, Candomblé, etc, cada um tem sua roupa, mas qual é a roupa do evangélico?
É a mesma de um office boy ou auxiliar de escritório, então para que as pessoas saibam quem ele é, ele leva a bíblia nas mãos!!!
Oque é que falta para o "bispo" e outros pastores criarem um símbolo para colocarem na testa!!!
A cantora famosa deu o recado quando o "Bispo" quis se fazer em cima dela:
Há muito tempo que sua igreja perdeu o rumo!!!
Temos bastante Religião para nos odiarmos, mas não o suficiente para nos amarmos.
Jonathan Swift
escritor Irlandes
Fecho com a opinião do Sr Osny Honório:
Ora o espaço que temos aqui é pequeno para nos determos na discussão do assunto referente ao ACARAJÉ, mas podemos considerar o seguinte:
Em todas as culturas religiosas africanas é o ACARAJÉ alimento para santo?
Não importa a resposta!
O que quero destacar é o fato de que, a identificação de um quitute como sendo oferenda para uma determinada entidade religiosa, foi meio de divulgação ( propaganda ) para venda do produto. Muitas baianas, desta maneira puderam garantir o sustento próprio e de familiares.
Entretanto, ao optarem por uma outra religiosidade ( no dizer cristão - ao se converterem ) viram-se prejudicadas no exercício de seu comércio. Ora, penso que a venda do quitute com o título GOSPEL como exposto na foto, não é correto. Mas entendo que também, não é correto a vinculação do quitute como sendo oferenda para santo.
No terreiro ( Ilê ) o elemento pode ser relacionado com a oferenda, mas no comércio deve ser visto, meramente como alimento., sem o sincretismo que o acompanha.
Nada de vincular o alimento com religiosidade.
Para mim não existe ACARAJÉ GOSPEL mas também não há ACARAJÉ para YANSÃ.
Existe sim uma iguaria muito deliciosa, que quente ou fria, mostra a extrema capacidade culinária das nossas baianas.
http://negrosnegrascristaos.ning.com/forum/topics/bolinho-de-jesus
PS: Quem quiser comprar o tal acarajé da foto taí o link:
MISTURA PARA ACARAJÉ - SUPIMPA
RENDIMENTO: 15 Acarajés lanche ou 30 Acarajés drinks
RÁPIDO E FÁCIL DE FAZER!
FRETE POR CONTA DO COMPRADOR!
http://santoantoniodejesus.olx.com.br/mistura-para-acaraje-iid-288418741