PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,54-59)(26/10/18).
Caríssimos, o verdadeiro sentido da vida nos é dado por Deus em seu Filho, Jesus Cristo, para vivermos por Ele a nossa filiação divina aqui e eternamente no Reino dos céus. Pois a maior alegria da alma é ver a Deus face a face. De fato, sem essa graça a vida perde todo sentido de ser, pois, como reza o salmista: "Só em Deus a minha alma tem repouso, porque Dele é que me vem a salvação!"
No Evangelho de hoje, o Senhor nos mostra que, no mais das vezes, os homens se tornam peritos nas coisas do mundo, e não nas coisas que dizem respeito a Deus, e com isso, se tornam hipócritas, porque deixam o essencial que lhes mantém na vida, pelas coisas banais que lhes afasta da filiação divina.
Ora, a vida em estado de graça consiste em renunciar à si mesmo para viver sem pecado algum, ou seja, fazendo em tudo a vontade de Deus. No entanto, por causa das tentações, muitos me dirão: ora, isso é quase impossível; todavia, em contra partida, São Paulo nos ensina: "Onde abundou o pecado, superabundou a graça. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela."
Conclusão: "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" Com isso, entendemos que viver em estado de graça é viver em Cristo Eucarístico praticando tudo aquilo que o Espírito Santo nos dá a praticar, como está escrito: "Deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.