PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,49-53)(25/10/18).
Caríssimos irmãos e irmãs, a Palavra divisão quando soada sem a devida compreensão choca qualquer um que a escuta, porque tudo o que divide no mal sentido tira a coesão, a unidade, a comunhão. Por isso, precisamos compreender bem o que Jesus nos quer dizer no Evangelho de hoje, porque ao pronunciar esta palavra (divisão) se refere aos que têm e aos que não têm comunhão com Ele.
De fato, vivemos num mundo dividido que gera consequências para os dois lados dessa divisão. Os que cultivam o ódio, a violência, o desrespeito, a intolerância para com o proximo, jamais aceitarão ser seguidores de Cristo, porque seguir a Cristo significa ser fiéis ao seus ensinamentos à começar pela renúncia de si mesmo, pela prática do amor fraterno, pelo perdão dado e recebido e pela prática das obras de misericórdia.
Caríssimos, a paz de Cristo difere da paz do mundo em todos os sentidos; enquanto o mundo semear essa cultura insana de violência, de agrecividade e de morte, jamais haverá paz na face da terra. A paz que vem do Senhor é fruto do amor à Ele a cima de todas as coisas e ao próximo como à si mesmo; é fruto do perdão dado e recebido; é puro dom do Espírito Santo.
Portanto, escutemos então o Senhor: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.