PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 12,1-7)(19/10/18).
Caríssimos irmãos e irmãs, a prática da fé, requer de nós a transparência em tudo o que vivemos, isto é, sermos coerentes com a fé que professamos transparecendo sempre a vontade de Deus em todo o nosso viver. Ora, no Evangelho de hoje, ouvimos o Senhor dizer: "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados."
Com isso compreendemos que o verdadeiro cristão não vive de aparências ou da imitação dos costumes deste mundo, mas sim da vontade de Deus, como meditamos na Carta de São Paulo aos Romanos: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito."
Com efeito, esta semana (16/10/18) o Santo Padre, o Papa Francisco, disse em uma de suas homilias: "Tenham cuidado com os rígidos. Tenham cuidado com os cristãos – sejam eles leigos, padres, bispos – que se apresentam como “perfeitos”, rígidos. Tenham cuidado. Não há o Espírito de Deus ali. Falta o espírito da liberdade." Caríssimos, ser livre é querer sempre o que Deus quer, porque não existe liberdade fora da vontade divina.
Portanto, aprendamos com Maria Santíssima a viver a liberdade que o Senhor nos concede, por meio da santa obediência; seguindo fielmente o que ela nos aconselhou nas bodas de Caná: "Fazei tudo Ele vos disser." Isto porque ela seguiu em tudo o seu amado Filho: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.