PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,27-28)(13/10/18).
 
Caríssimos irmãos e irmãs, depois da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, fomos ainda mais fortalecidos pelo seu divino poder no combate contra as forças do mal; se antes, como escreveu São Paulo, éramos regidos pela pedagogia da lei que nos orientava para Cristo, agora pela ação do Santo Espírito, que nos foi dado em Cristo, temos a lei impressa na alma, como Deus prometeu por meio dos santos profetas e o cumpriu plenamente no dia de Pentecostes (cf. Jr 31,31-34; Jl 3,1-5; At 2,1-4.14-21).
 
Com efeito, Cristo Jesus nos deu a conhecer qual seja a vontade do Pai e também o sentido de sua vinda, reunir em si todas as coisas as que estão no céu e as que estão na terra (cf. Ef. 2,7-12), e nos conduzir para Reino que preparou como herança para todos que o amam, onde não mais existirá o pecado, e onde a felicidade não terá fim. Pois, o Reino de Deus não é uma utopia, mas sim o cumprimento de suas promessas feitas a Abraão e à sua descendência para sempre. 
 
Ora, na sua primeira vinda o Senhor se nos apresentou como Salvador misericordioso que perdoa os nossos pecados nos libertando de suas consequências e de todo mal. Porém, na sua segunda vinda, Ele virá como Justo Juiz para julgar os vivos e os mortos e para dar a recompensa a cada um conforme as suas obras. 
 
Conclusão: no Evangelho de hoje, Jesus nos ensinou a grandíssima importância de se ouvir a Voz de Deus e pô-la em prática, como o fez a Sua Mãe, Maria Santíssima: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." Pois, ouvir a Deus e obedecê-lo significa amá-lo acima de todas as coisas, significa ser fiel e permanecer na Sua presença aqui e eternamente no Seu Reino de amor e de paz. 
 
Paz e Bem! 
 
Frei Fernando Maria OFMConv.