PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 9,46-50)(01/10/18)
Caríssimos, ao que parece a via da santidade é uma via a princípio por demais dolorosa, não sem que tenhamos as divinas consolações que o Senhor nos concede, por meio de sua visita, a fim de que não desfaleçamos antes que cheguemos ao porto seguro da nossa salvação.
Ora, para entendermos melhor essa via, temos o exemplo do povo da Antiga Aliança que precisou passar pela provação do deserto para que se cumprisse os desígnios do Senhor à seu respeito, viverem no paraíso da terra prometida. Temos também um outro exemplo que muito nos edifica, é o do antigo patriarca Jó, que mesmo passando pelas intempéries da provação, disse: “Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou: como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!”
Com efeito, caríssimos, ninguém padeceu mais que o Filho de Deus para nos salvar, como relata a Carta aos Hebreus: "Nos dias de sua vida mortal, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, e foi atendido pela sua piedade. Embora fosse Filho de Deus, aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. E uma vez chegado ao seu termo, tornou-se autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem."
Portanto, proclamemos o louvor do Senhor quando passarmos pelas mais diversas provas na via de santidade que Ele nos indica, pois, assim escreveu São Tiago a esse respeito: "Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.