Case-se!
Marcos 10.7-9
7 Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher,
8 E serão os dois uma só carne: e assim já não serão dois, mas uma só carne.
9 Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem.
Hoje muitos talvez não compartilhem da mesma ideia, mas há alguns anos atrás podíamos dizer que todos tinham o sonho de se casar. Os católicos transformaram em sacramento. Todas as religiões fazem seus enlaces matrimoniais, com suas respectivas liturgias, mas o fato é que casamento é um projeto espetacular da parte de Deus.
Ao longo dos últimos anos, muitos querem ter esse privilégio. A Bíblia reprova a homossexualidade, mas mesmo esse grupo específico quer casar-se. E tem comunidades dispostas a isso. Não é a questão. Apesar de que como cristão não concorde com a prática por ser contrária à Palavra, mas os amo em Cristo Jesus, que fique bem claro.
Dentro dessa realidade, muitos tem se decepcionado com o casamento por alguns motivos: escolheram errado, não querem ceder, sempre tem razão; traições, imoralidade, enfim, algumas circunstâncias que têm feito muitos abandonarem o projeto de Deus para o homem: construir sua família. É óbvio que satanás vendo as famílias prosperarem, ia entrar no circuito para tentar atrapalhar os planos de Deus e ele tem investido pesado nisso.
Mas por que casar?
É o projeto de Deus para o ser humano desde o inicio. Deus criou o homem, viu que estava só e criou a mulher para ser sua companheira, auxiliadora, não sua escrava ou serva (no mau sentido da palavra), que lhe atende em tudo – tudo mesmo – e no qual ele não demonstra nenhum tipo de amor ou consideração.
Case-se para a construção de uma história. Interessante que pessoas de educações totalmente diferentes, com vidas diferentes, gostos diferentes, se encontram, se apaixonam, se amam e decidem-se casar. É muito de Deus esse negócio. Construir uma vida com alguém é fascinante. Romper barreira por barreira, dando passo a passo, vivendo experiências boas, ruins, mas que deixam legado para as próximas gerações.
Para a sociedade que está longe de Deus entender que os planos dEle não são frustrados. Hoje muitos se juntam em uniões estáveis (modelo de casamento), casam-se, constrói famílias e histórias. Por mais que o inimigo trabalhe, por mais que o ser humano faça um esforço enorme para não dar certo, o casamento é uma celebração criada por Deus e que enquanto o Cristo não volta, continuará acontecendo. Mesmo em religiões em que a Bíblia não é a regra de fé e de prática, cada vez que um casal se dá em casamento, o nome de Deus é exaltado.
Sempre tem aqueles que perguntam: Mas não são novos demais, ou velhos demais, ou “eles não tem nada, como vão casar”? Entenda: quando o homem se alinha ao projeto de Deus, ele é abençoado. O Senhor o sustenta e não o deixa desamparado. Ele envia recursos de toda a ordem para que essa família se equilibre e seja próspera.
Casamento nunca foi receita de bolo. Teve gente que casou nova e está até ai, teve gente que casou no auge da maturidade e não deu certo (por causa delas mesmo, não de Deus). Alguns colocam religião no meio como se Deus estivesse preso a isso. Que bobagem! Deus tem os seus métodos e assim como o Pr. Claudio Duarte fala em uma de suas mensagens: “Deus nos dá sinais daquele que ele ou ela que será nosso companheiro pelo resto da vida”.
Por fim, você que é solteiro, não desista desse sonho. Você que está de casamento marcado, o Senhor é contigo para te ajudar em tudo que precisar. E você que já se casou, lute com todas as suas forças e com a ajuda do Pai para manter seu relacionamento feliz, no centro do querer de Deus. Deus te abençoe!
Graça e Paz!