PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 8,16-18)(24/9/18).
Caríssimos, felizes são aqueles que têm o seu coração em Deus e cumprem fielmente os seus mandamentos, por isso, não se dispersam e nem se dão aos pensamentos vãos, desordenados e estranhos à vivência da fé, pelo contrário, vivem a unidade do Espírito pelo vínculo da paz, formando o Corpo de Cristo, isto é, a Igreja.
Ora, isso quer dizer que por meio do batismo Deus nos deu a graça de sermos seus filhos adotivos no Seu Filho, Jesus Cristo; bem como escreveu São Paulo: "O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados."
No salmo de hoje o salmista indaga: "Senhor, quem morará em vossa casa e em vosso templo santo habitará?" E logo ele mesmo responde: "É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua." De fato, nossas obras revela quem somos e com quem caminhamos para a eternidade. Assim, seguir a Cristo é ser um só com Ele em todo o nosso viver (cf. Gl 2,19-20).
Portanto, fazer a vontade de Deus é o único objetivo de nossa vida, como nos ensinou o Senhor: "Sede santos, assim como vosso Pai celeste é Santo." Ou seja, a santidade não é um privilégio de poucos, mas um dom de Deus para todos. Porém, para chegarmos à ela, precisamos percorrer o caminho que Jesus nos chama à percorrer com Ele; de fato, sabemos que o caminho é estreito e apertada é a porta, mas também sabemos que todos os que o seguiram, hoje vivem a felicidade eterna na glória do Seu Reino.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.