REFLEXÕES DE ALLAN KARDEC. *

“Estude a si mesmo, observando que o autoconhecimento traz humildade e sem humildade é impossível ser feliz”.

“Nunca aja por impulsos de uma raiva, ela nos leva a fazer coisas das quais iremos realmente nos arrepender”.

“A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos aos outros”.

“A vida nem sempre é como sonhamos, mas nem sempre sonhamos o que queremos viver”.

O egoísmo é a fonte de todos os vícios, como a caridade é a fonte de todas as virtudes. Destruir um e desenvolver o outro, tal deve ser o objetivo de todos os esforços do homem, se quer assegurar sua felicidade neste mundo, tanto como no futuro.”

“Nascer, morrer. Renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.”

“O fardo é proporcional às forças, assim como a recompensa será proporcional à resignação e a coragem.”

“O homem é assim o árbitro constante de sua própria sorte. Ele pode aliviar ou prolongá-lo indefinidamente. Sua felicidade ou sua desgraça dependem de sua vontade de fazer o bem.”

“Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más inclinações.”

“A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo e não do estado material do meio em que se acha.”

“Deus criou todos os homens iguais para dor; pequenos ou grandes, ignorantes ou esclarecidos, sofrem pelas mesmas causas, a fim de que cada um julgue judicialmente o mal que pode fazer.”

“Os homens semeiam a Terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou de sua fraqueza.”

“Com o espiritismo, a humanidade deve entrar numa nova fase, a do progresso moral, que é sua conseqüência inevitável.”

Possuímos em nós mesmos pelo pensamento e a vontade um poder de ação que se estende muito além dos limites de nossa esfera corpórea.”

“O sinal mais característico da imperfeição do homem é o seu interesse pessoal.”

“Os bons espíritos simpatizam com os homens de bem, ou suscetíveis de se melhorar. Os espíritos inferiores, com os homens viciosos ou que podem viciar-se. Daí seu apego, resultante da semelhança de sensações.”

“Honrar pai e mãe não é somente respeitá-lo, mas também assisti-los em suas necessidades; proporcionar-lhes repouso na velhice; cercá-los de solicitude, como eles fizeram por nós na infância.”

A pureza de coração é inseparável da simplicidade e da humildade.”

“O apego as coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens do mundo, menos compreende sua destinação”.

Os espíritos protetores nos ajudam com seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo... Mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam.”

“A felicidade dos espíritos sempre proporcional à sua elevação.”

“Depende do homem amenizar seus males e ser tão feliz quanto se pode ser sobre a Terra.”

“Toda pessoa que serve além do dever, encontrou o caminho para a verdadeira felicidade.”

“Deus colocou no coração do homem a regra de toda a verdadeira justiça, pelo desejo de cada um do ver seus direitos respeitados.”

*Allan Kardec é o pseudônimo de Hipolyte León Denizard Rivail; destacado educador francês, que viveu tão somente 64 anos, (1804/1869) sendo que os últimos 14 anos de sua vida se dedicou exaustivamente, as questões da espiritualidade... Temos vários textos sobre ele. Seu livro mais conhecido é O Livro dos Espíritos, em forma de perguntas respostas...

Viveu no século XIX, em que tudo que conhecemos hoje não existiam; máquina de escrever radio, gravador, TV e muito menos a modernidade da Internet; que facilita enormemente qualquer tipo de trabalho... Há afirmações que chegava a trabalhar perto de 18 horas diárias. Estes pensamentos demonstram sua sensibilidade, sobre o comportamento dos seres humanos, e dá uma “luz” para que a relativa felicidade seja alçada... Estes pensamentos do mestre, a dileta amiga Estela Barbosa o “transformou” em lindíssimo PPS. www.estelabarbosaslides.blogspot.com.br

Curitiba, 23 de setembro de 2018 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/09/2018
Código do texto: T6457063
Classificação de conteúdo: seguro