Paraklétos mais que consolador, o nosso ajudador.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito. (João 14:26). Neste Versículo Jesus fala sobre o Espírito Santo e os Dons que Ele sustentará no cristão.
1 – O Espírito Santo nos ensinará sobre todas as coisas de Deus e nos guiará no caminho do amor em Cristo. O aprendizado da vida Cristã deve ser uma constante na vida de um Cristão, até o final de seus dias. O Espírito Santo está e estará sempre presente na vida do Cristão conduzindo-o cada vez mais na profundidade da verdade de Deus. Jamais chegará um momento na vida de um Cristão que este possa dizer que conhece toda a verdade. Na fé Cristã não há nada que justifique uma presunçosa verdade fechada. O Cristão que considera que já sabe de tudo, e que já não tem nada por aprender é uma pessoa que nem sequer começou a compreender o que significa ser guiado pelo Espírito Santo.
2 – O Espírito Santo nos recordará dos ensinamentos de Jesus. Nos temas relacionados com a fé, o Espírito Santo nos lembra constantemente o que disse Jesus. Temos obrigação de pensar, mas todas nossas conclusões devem ser levadas à luz das palavras de Jesus. O que devemos descobrir não é tanto a verdade, mas sim, o que temos que descobrir é o significado da verdade, ou seja, o significado das coisas que Jesus viveu e nos ensinou. Sendo assim entendemos que o Espírito Santo nos protege contra a arrogância e o pensamento equivocado.
3 – O Espírito Santo nos manterá no bom caminho no que se refere à conduta. Quase todos nós temos uma experiência reiterada na vida. Quando nos sentimos tentados a fazer algo errado, mas quando estamos a ponto de levá-lo a cabo, apresenta-se em nossa mente o ensinamento de Jesus, ou versículo do salmo ou ainda a imagem de Jesus. Nos momentos de perigo oramos sem pensar, estas coisas passam por nossa mente sem que as tenhamos pensado é uma ação guiada pelo Espírito Santo. Eis a gloriosa obra do Espírito Santo. No momento de prova ou de dificuldade, o Espírito Santo apresenta em nossa memória aquilo que jamais deveríamos ter esquecido. Que o Amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).