DESERTARAM SEM APRENDER

Muitos ex-protestantes, a maioria, eram apenas freqüentadores de Igreja, de colégios ou outros ambientes religiosos, mas nunca se enfronharam ou nunca se comprometeram.

Poderíamos enumerar casos de pessoas cultas, que se envolveram por muitos anos, como também casos de outros que apenas começaram, mas não continuaram – tiveram “iniciativas”, mas não “acabativas”. (Para suas próprias infelicidades!)

Muitos, que conheci e outros que não conheci, mas creio que não foram diferentes do aqui traçado, foram os que, começando o “B A – BÁ”, nas EBDs (Escolas Bíblicas Dominicais), quando crianças, mas, nas fases de adolescência e juventude, pularam de mestres ou “cartilhas” da EBD e passaram a dar ouvido a “outros mestres” de 3º grau até, tanto ouvindo-os quanto lendo os seus escritos, com seus ensinos humanistas, agnósticos, ateus e outros materialistas, sufocando a frágil semente que fora implantada em seus corações e mentes, nas fases embrionárias e primárias, anteriormente citadas. (Confira com a semente que caiu sobre terreno rochoso, em Mateus 13.5, 6, 20 e 21).

Tornaram-se cauterizados em relação ao Evangelho, mas sem consultarem os doutos “do lado de cá” (do evangelho) ou mesmo até alguns irmãozinhos com certa maturidade para o ensino! Acabaram se ufanando e, então por não terem boa base bíblica e religiosa completas, se “espetam”, levando na “cara”, porque suscitam dúvidas com perguntas pueris (que até os menos esclarecidos de “de cá”, do evangelho) respondem. (É bem verdade, reconheço, que os ateus em geral nos fazem perguntas e nos ajudam a pensar, pois, afinal, recordando o Dr. W. C. T. - William Carey Taylor, Escritor, polemista, Batista e reitor do STBSB), que disse: “A controvérsia é mãe da teologia”.

Parafraseando o Dr W. C. T., sempre digo: a controvérsia é mãe do conhecimento, da erudição, da Filosofia, da Teologia e de todo o saber. Quem discorda, ainda que em silêncio, de outrem, indo pesquisar, fará incrementar seu cabedal de intelectualismo e fará ainda avolumar a cultura pessoal e de tantos quantos dele discordam ou com ele concordam!

Fica melhor do que aqueles que, desertaram antes do tempo, sem compararem os ensinos supostamente díspares ou discordantes, que existem nas diversas culturas e “logias”, tanto as religiosas quanto as seculares (não religiosas).

São os imaturos que fugiram da aula antes de aprenderem o “todo” do assunto pautado, pois DESERTARAM SEM APRENDER.

Aí, a gente lembra da dona Gorete, a cômica, sempre de toalha na cabeça e saia rodada, da rede Globo, que exclamava: “Ah, coitado!” Não souberam de nada e já debandaram!

Rive (ES), 14 – 09 – 2018

Fernandinho do forum