Atos dos Apóstolos: notas de um missionário no sul do Brasil
Clarence Anthrum Nickell (C. A. Nickell)


Introdução:
ESCRITOR: o escritor é o mesmo, de Atos como do Evangelho de Lucas conforme Lucas 1:3, 4 e Atos 1:11. Foram endereçados a mesma pessoa: Téofilo (Atos 1:11 e Lucas 1:3).
Evidências internas indicam Lucas como escritor, especialmente os “nós” nos trechos Atos 16:10, 17; 20:5; 21:18; 27:1; 26:16.
Como um gentio, Lucas escreveu aos gentios narrando a extensão do Evangelho aos gentios.

DATA: Aparentemente 63 A.D. O livro termina com o encarceramento de Paulo por dois anos em Roma, ver 28:30, pelo fato que Lucas dá tanta atenção ao julgamento de Paulo e seu apelo a César seria improvável que o autor deixasse de escrever algo sobre o julgamento de Paulo se o livro fosse escrito mais tarde do que isto, ou seja 63 A.D.

PROPÓSITO: O projeto de Atos é dar acontecimentos da origem, natureza, fundação e crescimento da Igreja Cristã (fundada sobre a pessoa e obra de Cristo como foi iniciado nos Evangelhos) começando em Jerusalém e indo até aos confins da terra (conhecida naqueles dias), Atos 1:8.
Nos Evangelhos (João 14:1-6) e nos versículos introdutórios de Atos (1:1-11) Cristo tem dito aos seus discípulos “Sereis minhas testemunhas...” e “Edificarei a minha igreja” Mat. 16:16-18; nos Atos vemos ambas as promessas cumpridas. “Nós somos testemunhas dEle” 5:32 e o “Senhor deu acréscimo diariamente” Atos 2:47 (Evans1).
CONTEÚDO: O livro de Atos, chamado de Atos dos Apóstolos desde meados do século II, liga o período entre os quatro Evangelhos e as Epístolas. Em conexão com a história das origens dos cristãos, e uma continuação natural dos evangelhos, e ao mesmo tempo é uma introdução indispensável às epístolas e labores de Paulo.
1. O livro mostra o progresso do cristianismo desde Jerusalém a Judéia, a Samaria e até os confins da terra, Atos 1:8. Esta comissão ou comando de nosso Senhor Jesus Cristo é dado e explicado o seu “como”.
2. O livro continua os atos do Senhor ressuscitado através do Espírito Santo. Devemos lembrar que a importância da pessoa e obra do Espírito Santo neste livro e neste século. Os apóstolos eram apenas os instrumentos usados por Deus sob a direção e o poder do Espírito Santo. É a mesma verdade hoje em dia.
Nosso estudo do livro de Atos será dividido na seguinte maneira:
I. O último mandamento 1:1-8
II. A ascenção – 1:9-11
III. Pentecostes – vinda do Espírito Santo – 2:1-41
IV. Pentecostes – o nascimento da igreja – 2:41-47
V. A Igreja Primitiva – Pregação e prática – 3:1-26
VI. A Igreja Primitiva – Perseguição 4:1-37 e 5:7-42
VII. A Igreja Primitiva – Disciplina 5:1-16
VIII. A Igreja Primitiva – Diáconos 6:1-8
IX. Estevão – sua vida e sua morte 6:8-7:60
X. A expansão da Igreja – 8:1-40
XI. A conversão e a comissão de Saulo – 9:1-31
XII. Pedro e os gentios – 10:1-11:18
XIII. Um novo nome para os discípulos – 11:19-30
XIV. Pedro: preso e liberto – 12:1-25
XV. O primeiro Concílio da Igreja – 15:1-3
XVI. A segunda viagem missionária: divisão entre Paulo e Barnabé – 15:36-41
XVII. A visão macedônica – 16:1-10
XVIII. PAULO EVANGELIZA a Europa – 16:11-17:34
XIX. Paulo na Grécia – 18:1-22
XX. Terceira viagem missionária: Paulo e Apólo em Éfeso – 18:23-19:40
XXI. Paulo visita outra vez as igrejas estabelecidas – 20:1-21:17
XXII. Paulo preso – 21:18-23:35
XXIII. Paulo diante do governador Félix – 24:1-27
XXIV. Paulo diante de Festo – 25:1-17
XXV. Paulo diante de Agripa – 26:1-32
XXVI. A viagem de Paulo para Roma – 27:1-28:15
XXVII. Paulo em Roma – 28:16-31



Lição 1
O ÚLTIMO MANDAMENTO (1:1-8)


Em versículos 3-8 Lucas apresenta um resumo do ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo após a sua ressureição, durante os quarenta dias em que Ele instruiu os discípulos sobre o Reino de Deus. (v.3)
O ensinamento dEle centralizou na promessa do Pai, v.4, que é a doação e advento do Espírito Santo, este a ser realizado no dia de Pentecostes (Atos 2). Assim nosso Senhor mencionou o único ministério especial do Espírito Santo que caracterizaria esta nova era ou época, v.5. A obra batizadora do Espírito Santo, em que a Igreja, o corpo de Cristo breve será nascido (I Cor. 12:13 e Romanos 6:3,4).
João Batista profetizou este “batismo do Espírito” em Mateus 3:11 (Note que Cristo omitiu a referência ao batismo com fogo, o qual João também profetizara, a razão disso é que esta é a parte da profecia que estaráno fim da época e está ligada com o julgamento na segunda fase do advento de Cristo. (Mat. 3:12).
A questão da restauração do Reino a Israel, v. 6, era pergunta normal pelo fato que Cristo aparentemente omitiu as instruções sobre o reino para esta época. A ênfase foi mudada: o reino agora é prorrogado e uma nova economia toma o seu lugar – a IGREJA. Cristo não nega o reino, ao contrário, Ele avisa que ainda é futuro; é o segredo do Pai: Mat. 24:36, 42-44; II Tess. 5:1; Mat. 25:13; Mat. 13:32.
O último mandamento de Cristo nós temos no verso 8. Esta é a vontade dEle, este é o desejo dEle. Este é o propósito principal porque estamos no mundo – (João 17:14-20; João 20:21). Veja mais, João 1:39, 42; 13:31; Lucas 24:48; I Ped. 5:1 e I João 1:3.
Esta obra feita pelo poder do Espírito Santo. Cristo trabalhou sob o Espírito Santo também (Lucas 4:14; Atos 10:38). Como já dissemos, o poder do Espírito é necessário para o trabalho de Deus (Lucas 24:49; Rom. 15:13; I Cor. 2:4; Ef. 3:16).


Pastor C. A. Nickell, ex-professor do Seminário Batista Regular do Sul em Pinhais - Paraná)