Não pela imposição, mas pelo amor.
Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido. (1Timóteo 4:6). Esta é uma passagem onde Paulo se dedica a dar conselhos práticos, não só para Timóteo, senão para qualquer mestre, servo ou líder da Igreja e para aqueles que tenha a seu cargo uma tarefa e funções diretivas na mesma.
Entre outros assuntos que são tratados neste capítulo ele no orienta como devemos instruir a outros. A palavra que se traduziu por expondo, no grego é: (ὑποτιθέμενος). Hypotithemenos; que tem o significado de: Sugerir, por na mente, ou seja, persuadir. Não tem ligação com dar ordens; está muito mais ligado a aconselhar, assessorar, assinalar, sugerir.
É uma palavra que traz consigo uma atmosfera amável, humilde e modesta. Significa que o mestre e o líder não devem jamais estabelecer uma lei de maneira dogmática, pugnaz ou belicosa. Significa que não deve dar suas instruções com o dogmatismo de um ditador ou a arrogância de um tirano.
Significa que deve agir como se estivesse lembrando as pessoas algo que já conhecem ou que primam por fazer. E mesmo que tenham que aprender jamais deve impor que estes devam aprender dele, mas sim que devem descobrir e buscar conhecer o bem oculto em seus corações.
Pois a direção amável será sempre mais efetiva que as instruções impostas pela força da arrogância e da arbitrariedade. Há uma grande verdade que permeia o mundo, as pessoas preferem ser guiadas pelo respeito e pelo amor, do que serem conduzidas pela força da imposição. Isso nos ensinou o nosso mestre e salvador Jesus Cristo, Ele foi mestre, salvador e é o Rei dos Reis, e tudo o fez por amor. Napoleão numa certa feita disso o seguinte: “Alexandre, César, Carlos Magno até eu mesmo fundamos impérios, mas a base de que firmamos as criações do nosso portento? A base da força. Mas Jesus Cristo fundou o seu reino a base do amor, e até hoje milhões morreriam por Ele.”
Então guardemos este modo de agir em nossos corações, seja em casa nas relações familiares, seja nos relacionamentos ligados ao trabalho e principalmente na igreja. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.
(Molivars).