MUITOS SÃO CHAMADOS

Disse Jesus:

O reino dos céus é semelhante a um certo rei que celebrou as bodas de seu filho; e enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois, enviou outros servos, dizendo: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado, os meus bois e cevados já mortos, e tudo já pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu tráfico; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mt. 22:2-6.

Bem, disse Jesus que o reino dos céus é semelhante a um homem que achou uma pérola de grande valor, e foi, vendeu tudo o que possuía e comprou aquela pérola. Mt. 13:45 e 46.

Também disse Jesus que quem não renunciar a tudo quanto possui por amor a ele não é digno dele. Lc. 14:33.

Quando ele chamou os seus discípulos, aos quais chamou de apóstolos, ele disse: Segue-me! E eles deixando seus afazeres, o seguiram.

Mas alguém que fora convidado, disse-lhe:

Deixa-me primeiro enterrar o meu pai. Ao que respondeu Jesus: Deixai aos mortos enterrar os seus mortos, mas tu vem e segue-me. Mt. 8:21 e 22; Lc. 9:59 e 60. Outro que fora convidado, disse: Deixa primeiro despedir-me dos meus. Ao que respondeu Jesus: Ninguém que põe a mão ao arado e olha para trás é apto para o reino de Deus. Lc. 9:61 e 62.

Outrossim, houve muitos outros que foram chamados, como o moço rico, que lhe lisonjeando, perguntou: Bom mestre, que farei para herdar a vida eterna? Jesus, depois de um breve diálogo, disse-lhe que fosse vender tudo quanto possuía, desse aos pobres, e o seguisse. Isso muito entristeceu ao moço rico, que se retirou triste. Mt. 19:16-23.

Por causa dos discursos de Jesus, alguns discípulos dele já não queriam andar com ele e o deixaram. Então Jesus perguntou aos seus apóstolos se eles também não queriam deixá-lo. Jo. 6:66 e 67.

Muitos dos que dizem que seguem a Jesus, fazem-se de surdos aos discursos dele. Gabam-se de pertencerem a sua família, ainda que não façam a vontade de quem têm como seu pai, e que é condição para pertencer a sua família, veja:

E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te. Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos; porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. Mt. 12:47-50.

E muitos dos que têm sido favorecidos por Jesus estão reivindicando parentesco e achando que são amigos dele por isso, apesar de nada quererem com a sua palavra. Talvez pensem que lhe são simpáticos de modo gratuito. Mas apesar de Jesus ter curado à milhares, poucos dos seus seguidores estiveram presentes ao espetáculo da sua crucificação. E poucos tiveram participação nos fatos e atos do seu embalsamamento e sepultamento. Onde estavam os demais?

Mesmo os seus apóstolos fugiram quando da sua prisão. Um o traiu, e outro o negou.

E hoje não é diferente. Dos que dizem que o seguem, poucos o conhecem, guardando os seus mandamentos; desses, menos ainda dedicam-se ao ministério do “Ide”. Por isso, disse Jesus: muitos buscarão e não acertarão. E muitos são os chamados, e poucos são os escolhidos.

E dos que são chamados, muitos dirão:

Senhor! Nós profetizávamos em teu nome, etc., mas Ele lhes dirá: Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mt. 7:22 e 23.