SALMO 88 - O MAIS TRISTE DA BÍBLIA

EM MOMENTOS DE EXTREMA INFELICIDADE - DEUS FALA CONOSCO

Salmo 88 - O Salmo mais triste da bíblia.

Esteve ministrando a mensagem da Palavra de Deus na festa do Círculo de Oração do PASTOR CARVALHO JUNIOR, da cidade de Uberlândia.

Discorrendo sobre o Salmo 88, destacou o Pastor Carvalho Júnior que este pode ser considerado um dos Salmos mais tristes da bíblia, pois, começa com uma súplica, mas termina relatando um ambiente de trevas. Enquanto muitos outros terminam com fé e esperança, este salmo termina com trevas e escuridão.

Esclareceu que é muito comum usarmos os Salmos para falarmos com Deus.

Foi o que aconteceu no Salmo 88 que é um Salmo de Hermã.

O autor do Salmo 88, já de idade avançada, confessa que sofre desde a mocidade e já está quase a morrer.

Deus não revela o motivo do sofrimento do Salmista.

Assim também como não revelou qual era o "espinho na carne" de Paulo.

Realçou o Pastor que, talvez, se soubéssemos o motivo do sofrimento, poderíamos julgar ou até mesmo dizer que sofremos mais ou menos que o salmista.

Mas quando Deus não revela o motivo do sofrimento é para que tenhamos em mente que o mesmo Deus do Salmista também é o nosso Deus, um Deus que sabe lidar e entender o sofrimento humano.

Na mensagem do Pastor Carvalho Júnior o Salmo 88 pode ser analisando nas seguintes fases fases:

1ª FASE - CLAMOR

Nos versículos de 01 a 03 o salmista clama a Deus.

Clamar significa gritar.

Hermã pede para Deus se inclinar, ou seja, ele pediu para Deus se misturar com o problema que ele estava vivendo, a exemplo do que aconteceu com o cego de Jericó (Bartimeu) e com a mulher siro-fenícia.

Destacou o Pastor que nenhum problema, dificuldade ou enfermidade pode nos impedir de clamar a Deus.

Mesmo passando por um sofrimento agudo o Salmista clamou a Deus e assim devemos proceder.

2ª FASE - O ESTADO DO SALMISTA

Nos versículos 04 a 06 o salmista declara que estava sendo contado com os que descem à cova.

Explicou o Pastor Carvalho Júnior que, durante a guerra, um soldado mortalmente ferido, já era contado com os mortos, antes de ser jogado em uma vala. Estava vivo, mas aos olhos das pessoas já era contado entre os mortos.

Enfatizou o Pastor que muitas das vezes as pessoas nos julgam, contado a nossa história junto com as dos mortos. As vezes isso acontece até mesmo dentro da igreja.

Mas enfatizou o Pastor que o desejo de Deus e nos dar vida, para prosseguirmos na obra do nosso Mestre.

3ª FASE - ATRIBUI TUDO A DEUS

Nos versículos 07 e 08 o salmista atribuiu tudo a Deus.

Disse o Pastor que muitas das vezes temos a tendência de atribuir tudo ao diabo. Dar muita ênfase ao diabo. Mas não devemos agir ou pensar assim.

A nossa vida está inteiramente nas mãos de Deus e nessa condição o diabo não tem o poder de nos atingir.

4ª FASE - QUER CONTINUAR VIVO PARA ADORAR A DEUS

Nos versículos 10 a 12, o Salmista diz que deseja continuar vivo para adorar a Deus, pois, no cemitério, entre os que dormem não há louvor.

Hermã queria continuar vivo, não para a glória própria ou para resolver outros problemas mas o seu desejo era continuar adorando a Deus.

Destacou o Pastor que este deve ser o propósito da nossa existência.

5ª FASE - MEUS AMIGOS SÃO TREVAS

O Salmista encerra dizendo que naquela situação seus amigos eram as trevas.

Esse salmo termina aparentemente sem esperança, mas enfatizou o Pastor Carvalho Junior que quem dá continuidade ao texto somos nós.

Realmente é um grande desafio entender porque as pessoas boas sofrem. Contudo devemos ser a resposta de Deus para um mundo sofrido.

Acima de tudo, acima das circunstâncias, vamos prosseguir com fé e esperança, crendo que um dia Deus vai fazer entender todas as coisas que marcaram a nossa caminhada terrena.

ANÁLISE DE ALGUNS IRMÃOS:

Esse salmo realmente e muito triste, mas aqui podemos ver que as vezes por tanta coisa pequena desistimos, ou murmuramos, e esse salmista por tanta dor, clamava a Deus,. esse salmo é na verdade uma reflexão para clamar a Deus mais, e não múrmura por causas tão fúteis, e no salmo posterior, o salmista diz que o amor de Deus dura para sempre.

Esse é o salmo mais triste - algo interessante que noto neste salmo é que o salmista questiona a Deus a sua desgraça. Este ponto é realmente surpreendente, pois sabemos que não é correto questionar a Deus, no entanto Deus é tão maravilhoso que mesmo quando questionamos, Ele nos compreende e tem misericórdia de nós e ajuda-nos. Gosto muito de ler este salmo, principalmente quando me sinto triste. A palavra de Deus não tem nenhum tipo de Hipocrisia (um dos males deste século).

JESUS CRISTO - O ÚNICO MESSIAS PROMETIDO.