UM HOMEM DIVIDIDO

Jesus disse que todo reino dividido não poderá subsistir.

E Paulo disse que o que é casado busca agradar a mulher, e está dividido. I Co. 7:33.

Disse mais Jesus: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Mt. 6:24. e Lc. 16:13.

Quando Jesus aqui esteve, ele chamou a várias pessoas para lhe seguirem. Desses, alguns tornaram-se apóstolos. Em certo momento Pedro perguntou-lhe:

E nós que temos deixado tudo para te seguir, que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mt. 19:28 e 29.

E em outra ocasião Ele disse que todo aquele que não renuncia a tudo o que possui não pode ser seu discípulo. Lc. 14:33. E: quem amar o pai ou a mãe mais do que a Ele não é digno dele; quem ama o filho ou a filha mais do que a Ele, não é digno dele. Mt. 10:37.

Muitos há que dizem estar seguindo a Jesus apesar de estarem procedendo bem ao modo da parábola da ceia, ou das bodas do filho de um grande rei: Se dando por escusado por ter casado, ter comprado campo, comprado junta de bois, ou terem que cuidar do seu comércio. Lc. 14:18-21. E acham isso muito natural e justificável. Mas vamos ver como ocorreu com alguns a quem Ele chamou.

E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Mt. 9:9.

E, andando junto do mar da Galiléia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, e logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele. Mc. 1:16-20.

Entretanto houveram outros que agiram diferentemente. E veja o que ocorreu:

E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus. Lc. 9:59-62.

Também um moço rico fora chamado por Jesus, mas veja o que houve:

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Lc. 18:18-25.

E dos que dizem seguir a Jesus, muitos há que também estão cheios de sentimentos humanos e amando ou dizendo amar suas famílias, e até alegando o dever de sustentá-las, e por isso não estão servindo e agradando ao mestre. Pretendem servi-lo com dízimos e ofertas, mas nem nisso o fazem já que não são fiéis mesmo.

Dizem que têm esperanças de servi-lo ainda, mas estão amarrados e/ou seduzidos pelas coisas desta vida. O futuro que dizem almejar por servir ao mestre está sempre distante. Por isso disse Jesus:

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mt. 6:25 e 26.

Mas alguns me tem dito:

Eu tenho de trabalhar no trabalho secular, pois tenho que comprar o leite das crianças. Outro diz: Eu tenho que me virar, afinal tenho tantas bocas de crianças para alimentar.

Pergunto:

E os discípulos, não tinham?

Alguém me disse, quando eu lhe falei que tenho deixado casa e mulher para cumprir o Ide:

Mas tua mulher precisa de ti, senão ela vai arranjar outro. Eu lhe disse: O pai prometeu cuidar do meu lar. Assim, está feita a parceria: Eu cuido de fazer o que Ele me concede, e Ele cuida do meu lar. Porque se eu pretender ser vigia de mulher, nem assim ela será fiel. Porque se Deus não guardar, eu é que não o farei.

Outrossim, quando Jesus comissionou aos seus discípulos, disse-lhes:

Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos. Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós. E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. Lc. 10:3-8. Mt. 10:9-11.

O apóstolo Paulo, na sua epístola aos Gálatas, escreveu:

E o que está sendo instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui. Gl. 6:6. Só isso seria suficiente para manter o evangelista. Mas aquele a quem é dado o direito de ser mão no corpo está como o moço a quem Jesus curou a mão mirrada. E por esse motivo não estendem as mãos. Mas estão sempre esperando que um homem de Deus o faça para lhes abençoar. A esses digo: A promessa de Deus para os homens, é: “Abençoarei aos que te abençoarem. Gn. 12:3.

Mas ao seu povo diz:

E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus. Dt. 28:1 e 2.

Mas Jesus disse:

Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mt. 24:38 e 39; Lc. 17:26 e 27.

Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separa-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes. Mt. 24:46-51.

Portanto, não se divida. Lembre que quem perseverar até o fim será salvo. E se você está dividido, é tempo de unir as partes, fortalecer os joelhos fracos, e se cingir da couraça da justiça, da fé, do amor e da justiça, e produzir frutos. Pois o que dá fruto, o pai limpa para que dê mais fruto. Jo. 15:2. Lc. 12:43.

E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia. Porque virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Lc. 21:34 e 35.