SUBINDO OS CINCO DEGRAUS
AUG.’. RESP.’. E BENF.’. LOJA DE SÃO JOÃO LIBERDADE E UNIÃO, 2175 FEDERADA AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL JURIDISDIONADA AO GRANDE ORIENTE DE PERNAMBUCO PEÇA DE ARQUITETURA: SUBINDO OS CINCO DEGRAUS
AUTOR: IR.’. COMP.’. LUIZ GONZAGA
A.’.G.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’.
Após três anos de trabalho árduo e infatigável exercício, alcançaras os cinco degraus e aprenderás que além de fugir dos vícios e praticar as virtudes é necessário, para seguir na escala evolutiva maçônica, dominar a arte do desenvolvimento da sabedoria. A pedra bruta por si só já é um grau elevado do mundo profano, pois para ser uma pedra polida se faz necessário, obviamente e essencialmente ser uma pedra trabalhável, em outras palavras que possa criar forma e ser polida. Ao ser encontrada na natureza tal pedra não tem formas geometricamente perfeitas e assim não tem retidão e provavelmente não poderá ser utilizada com perfeição na construção de uma forte estrutura a ser formada com o propósito de servir a sociedade auxiliando-a na ascensão de uma existência justa e perfeita. A maçonaria especulativa nasce com a adesão de membros estudiosos no fim da Idade Média quando passa de operativa para uma forma investigativa dos segredos da natureza e do universo, para tanto se utiliza dos símbolos para eternizar seus princípios e saberes. A pedra bruta representa o homem sem domínio de suas emoções, sem pureza, sem virtudes ou com limitações destas. O trabalho do iniciado está voltado para o eu, a capacidade de concentração, de se encontrar e determinar um ponto de partida. Se espera de um neófito a imagem de um cidadão respeitado e um referencial de hombridade, serenidade, temperança, honestidade entre outras virtudes. Constatado sua capacidade de domínio próprio e fidelidade aos princípios e landmarks maçônicos o aprendiz estará pronto para trabalhar sua cognição com o aprofundamento dos conhecimentos ocultos os quais dificilmente será compreendido por uma mente profana, cheia de vícios e impurezas. Arthur E. Powell diz que as principais diferenças entre o 1º e o 2º grau são: O 1º grau é essencialmente moral e emocional; o 2º grau é mental e profundo. O 1º grau é um chamamento dos sentimentos; O 2º grau é uma exortação a mente. O 1º inculca virtudes, o segundo prescreve ciência, um fala ao coração o outro a cabeça. O 1º grau aconselha a pureza e a inocência o outro recomenda o estudo minucioso e observador dos mistérios ocultos que entesouram a natureza da ciência. Nesta citação podemos entender que a missão de um aprendiz maçom é aprender a fugir dos vícios e praticar as virtudes. Todo ritual de iniciação é um forte estímulo emocional que atinge todos os sentidos audição, visão, olfato, tato, paladar e sentimentos como coragem, medo e determinação. Tudo isso para que o neófito possa perceber o turbilhão de emoções que precisa dominar para ingressar nesta ordem. Segundo o mesmo autor, no grau 2, o maçom passa por um ritual de elevação desta vez mais sereno, centrado e explicativo que o faz entender que se inicia uma grande jornada na busca da sabedoria, antes o foco era o coração, agora o foco é a mente. A importância da aquisição da sabedoria é explicitamente dita na leitura feita pelo Ir.’. Mui.’. Dig.’. Orad.’., na abertura do L.’. Da L.’., no trecho da oração feita pelo Rei Salomão ao Senhor Deus: “- E O SENHOR DISSE A SALOMÃO: POIS QUE ESTA FOI A PETIÇÃO QUE ME FIZESTES, E NÃO PEDISTES PARA VÓS NEM MUITOS DIAS, NEM RIQUEZAS, NEM A MORTE DE VOSSOS INIMIGOS, MAS PEDISTES-ME PARA VÓS A SABEDORIA A FIM DE DISCERNIRDES O QUE É JUSTO...” Mm.’. Aa.’. IIr.’., eis a vontade do rei Salomão, apenas sabedoria, e isto agradou ao senhor que o atendeu com satisfação. Eis o objetivo do companheiro; o início da longa caminhada em busca da sabedoria.
Biografia:
Arthur E. Powell; A Magia da Franco Maçonaria; Publicação: Rubens Caldas de Oliveira, Colaboradora: Sonia Martins; Porto Alegre – RS;
GOB; Ritual do 2ª Grau: Companheiro Maçom do Rito Adonhiramita; Brasília-DF, 2009.
IIr.’. Comp.’. Luiz Gonzaga - Recife 30/05/2018