Um mente limpa uma vida digna.🤔☀

Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. (Filip 4:8). Aqui neste versículo o apóstolo Paulo ensina a igreja de Filipos sobre o que deve povoar a mente de um Cristão enquanto discípulo de Cristo. A mente humana posa sempre em algum conceito, e Paulo queria assegurar-se de que os filipenses colocassem suas mentes nas coisas devidas. Ou seja, nas coisas que edificam a sua e a vida de outrem.

É certo que se uma pessoa pensar em algo com frequência ou persistência chegará um momento em que não poderá deixar de pensar nisso; seus pensamentos correrão como sobre trilhos, e pelas suas atitudes, fala ou ação um dia desembarcarão; se boas trazendo vida, se ruins trazendo destruição. Por esta razão é da máxima importância que povoemos o nosso pensar em coisas dignas. E então Paulo elabora aqui uma lista dessas coisas dignas nas quais cada um deve pode posar sua mente:

1 – Verdadeiro. Pertencente à natureza da realidade. Neste mundo há muitas coisas enganosas e ilusórias; prometem o que jamais podem realizar; oferecem ao ser humano uma paz enganosa e uma felicidade que de fato jamais acontecerá. Somente o amor de Cristo traz consigo a verdadeira promessa de vida feliz.

2 – Honesto. Está palavra tem entre outros o significado de: Consciencioso; que age com seriedade e consciência. Neste mundo há coisas corriqueiras, baratas e atrativas às mentes superficiais; o cristão deve posar sua mente nas que são profundas, sérias e dignas.

3 – Justo. De acordo com o mais elevado conceito do que é certo. Do grego dikaios neste contexto traz consigo o significado de: O do dever assumido e do dever realizado. Há aqueles que colocam a mente e o pensamento no prazer, na comodidade, nas coisas e nos métodos fáceis; o cristão pensa no dever para com as pessoas e no dever para com Deus. Em detrimento aos seus desejos e vontades

4 – Puro. Não misturado com elementos que possam rebaixar a alma. A palavra hagnos descreve o que é puro e livre de manchas. Jamais podemos olhar para Deus que é puro com mente cheia de ódio, rancor, amargura, preconceitos e assim por diante.

5 – Amável. Aquilo que inspira amor. Alguns maquinam mentalmente a vingança e o castigo despertando a amargura e o medo em outros. Há outros cujas mentes estão tão dadas a criticar e censurar que suscitam ressentimentos. O Cristão coloca sua mente em coisas amáveis, boas, pacientantes e amorosas, ou seja, o Cristão não vê um mundo colorido ou cor-de-rosa ele vê o mundo com a visão e da cor do amor de Criso Jesus.

6 – De boa fama; melhor dizer de boa repercussão. Há palavras baixas, falsas e impuras. Mas há também no mundo de hoje nas redes sociais frases que nem sempre trazem consigo a verdade e na maioria das vezes são usadas para alfinetar alguém. É dever do Cristão ocupar-se em dizer e ensinar algo que edifique a vida de outrem.

7 – Se algum louvor existe. Em certo sentido é verdade que o cristão jamais pensa no louvor das pessoas. Mas em outro sentido também é verdade que cada ser é movido e animado pelo louvor dos bons. Assim, pois, Paulo diz que o cristão tem que viver de tal maneira que não deseje vaidosamente nem despreze nesciamente um louvor e o respeito pelos atos e atitude humana.

Que neste dia isto seja o porto de nosso pensar, e que o amor de Cristo Jesus seja o árbitro de nosso coração e dos nossos pensamentos.

Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 25/07/2018
Código do texto: T6399591
Classificação de conteúdo: seguro