Templos que formam a Igreja de Cristo. 💙💙

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. (1Co 3:16,17). Aqui vemos o apóstolo Paulo falar sobre o templo que cada membro da igreja o é. Havia dissenções dentro da igreja de Corínto e aqui Paulo trata disso ensinando que cada Cristão enquanto discípulo de Cristo Jesus é um templo onde o Espírito Santo habita.

Para Paulo a Igreja (ἐκκλησία: ekklésia) era composta por pessoas que obedeciam e seguiam a direção do Espirito Santo, e sendo assim, a igreja é composta de templos (ναός: naos), porque é a sociedade em que o Espírito de Deus habita. Um tempo depois Origens afirmará: “Somos acima de tudo o templo de Deus quando nos preparamos para receber o Espírito Santo.” Mas, se as discórdias, as lutas e as divisões reinarem nesta sociedade e na comunidade da Igreja destroem o templo de Deus em um duplo sentido.

E por que?

1 – O Espírito não habita em meio a dissenções e amarguras nem tão pouco onde o desamor habita. Porque ouvidos amargurados ou repletos de si mesmos não ouvem a verdade corretamente e tudo que for ensinado só servirá para alimentar ainda mais a divisão. Mas onde está o amor, ali está Deus, pois a compreensão, o respeito e a capacidade de ouvir o outro se fará presente nos templos que formam a igreja, imaculada noiva de Cristo Jesus.

2 – Devemos entender que a igreja é composta por seres com distintas aptidões e personalidade. E que cada um quando dirigido pelo Espírito Santo movimenta o corpo de Cristo. Mas quando cada um busca somente o seu interesse literalmente fazem que o edifício da Igreja se desintegre. Reduzem-na a uma série de ruínas desconectadas. Nenhum edifício pode permanecer firme se o divide em seções. A fraqueza maior da Igreja ainda é as suas divisões. Então cabe a cada um de nós, nos abrirmos para o agir do Espírito Santo para que saibamos como agir enquanto templos dentro da igreja de Jesus Cristo.

Aqui também cabe um adendo é comum ouvirmos por ai que a igreja é cada ser humano e que não existe igreja enquanto edifício de concreto ou de qualquer construção material. Mas quando estudamos com mais atenção o novo Testamento veremos que, quando se relaciona com indivíduo a palavra usada no grego é: (ναός: naos) que significa templo, lugar santo. Por isso todo aquele que opta por cultivar dentro de si, preconceitos, ódio, preguiça, amargura ou coisas semelhantes polui o seu interior, e então já não o é templo do Espirito Santo, mas sim templo do anticristo.

E quando vemos o pronunciar de igreja enquanto corpo de Cristo, a palavra usada é:(ἐκκλησία: ekklésia), que significa: uma assembleia, congregação, ou seja, todo o corpo dos crentes cristãos. E a beleza deste entendimento é que a Igreja de Cristo Jesus se faz na união de templos habitados pelos Espirito Santo, guiados num servir em amor e verdade. Até que o noivo venha resgatar a noiva, para um reino onde o amor impera, ou seja, a volta de Cristo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações. Bom dia!

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/07/2018
Código do texto: T6398495
Classificação de conteúdo: seguro