ELE É REFÚGIO
“O Senhor é também alto refúgio para o oprimido, refúgio nas horas de tribulação” – Sl 9.9
.....
Desde Gênesis vemos a Bíblia nos revelar que Deus nunca deixou de ser abrigo, guarita, um verdadeiro recanto para aquele que se encontra carregado, tenso e constrangido com tudo. Quando Adão pecou Deus foi ao seu encontro, para ser o seu amparo e socorro; quando Moisés se viu sozinho no deserto, Deus se revelou a ele em uma sarça, dando-lhe asilo; quando Josué não sabia o que fazer, Deus se revela e diz: “Esforça-te e tem bom ânimo, Eu sou contigo”; Quando Davi estava sendo perseguido por Saul e depois por seu filho, Deus sempre foi o seu esconderijo, abrigo e o lugar onde ele se sentia acolhido; quando todos abandonaram a Jó este disse: “Eu te conhecia de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” - Jó 42.5.
Quando olhamos para a geração presente pensamos que ela deveria ter evoluído no quesito confiança em Deus, entretanto tudo o que percebemos é que o tempo afastou o homem cada vez mais de Deus, e em vez deste ver no Senhor soluções, ele buscou cada vez mais em si e em sua força. Contudo, ao fazerem isto dispensaram os conselhos de Deus e a força do Senhor. Por que isso acontece? Por causa da desobediência do homem, de sua teimosia, e de sua forma de viver. Por escolherem os seus próprios caminhos o homem todos os dias rejeita o consolo de Deus, em alguns momentos ele até diz que o tem, mas ele não tem, pois Deus jamais caminhará com que não tem compromisso com Ele, e que não anda em verdade.
No entanto, o versículo apresentado nos mostra as misericórdias do Senhor, que como disse Jeremias: “São incontáveis”. Deus sempre desejando fazer esta conexão com o homem, por isso diz o salmista: “O Senhor é também alto refúgio”, ele não é só um abrigadouro, ou um lugar de retirada, além de ser consolo, e conforto. Ele também é refúgio, lugar onde você pode se esconder na hora da luta, e da adversidade. Só em Deus você pode encontrar amparo, proteção, segurança e socorro.
......
“Minhas Palavras, meu púlpito”