DESPREZO

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução” – Pv 1.7

......

Salomão não conta eventos em seu livro, não joga com as palavras, sua fala, seu discurso e sua mensagem também não trazem paz. Mas, ela nos confronta, mexe com a gente, faz-nos refletir valores, princípios e normas. Como em todo o seu livro ele parece querer mexer com a o homem, tirá-lo do lugar, já que entendemos de tudo e sabemos de todas as coisas. Mas, repare que os momentos sempre serão os de quem deseja te desafiar. E neste versículo ele está dizendo que se você não tiver temor a Deus, você não tem sabedoria, porque você não tem prudência, e o bom senso está longe de você. Em ti não há juízo, equilíbrio e muito menos critério para qualquer coisa. A serenidade se foi, e você não consegue mais refletir, pois não houve crescimento. Se houvesse você não estaria vivendo sem nenhum respeito aquele que te criou e que te deu forma.

O homem que é temente zela pelos princípios de Deus, Ele não anda desassossegado, inquieto e assombrado por alguma coisa. O homem que teme ao Senhor houve a sua instrução, seu caminho não é possuído pela escuridão, porque ele sabe que: “Lâmpada para os seus pés é tua palavra, e luz para o seu caminho” – Sl 119:105. Um versículo que nos faz entender e compreender que o juízo, a razão e a retidão estão entre os princípios de Deus. Ele rejeita toda esperteza, artimanha, sagacidade e malícia. Esses adjetivos pertencem ao louco, que deseja e vive o seu próprio caminho, desprezando tudo o que o Senhor tem nos ensinado.

Suas vidas são pagãs e eles vivem revelando para todos os seus segredos, pois sua inteligência está nas atividades maliciosas da vida, e nas estratégias malandras produzidas em sua ociosidade. São loucos, e totalmente alienados de Deus, desequilibrados em seus comportamentos e totalmente insanos em suas atitudes. Quando depreciam a palavra estão desconsiderando todo o conselho de Deus, por isso desdenham, menosprezam e ofendem. Pois, não querem e não se interessam pela sabedoria e instrução do Senhor.

A falta de afeição pela sabedoria e pela instrução de Deus faz com que Salomão sabiamente termine seu capitulo dizendo: “...o que me der ouvidos habitará seguramente e estará descansado do temor do mal” – V. 33. O que significa que os conselhos do Pai são os melhores a ser seguido. O que teme, ouve e pratica segue sem medo, pois confia no Senhor. O louco despreza, pois não o teme ao Senhor. E você, o que tens feito com os conselhos que tem recebido de Deus?

............

“Minhas Palavras, meu Pulpito”