Paganismo Helênico Hoje: Sobre a Piedade
Os antigos helenos não tinham um nome para sua religião, e a palavra “religare” tem origem latina, portanto não era utilizada por eles.
Eusebeia, piedade, é o termo que usamos. E Eusebés, piedoso.
Para os antigos helenos, ser piedoso era respeitar os costumes ancestrais e da pólis. Respeitar as leis justas diante dos homens e dos deuses, observar o culto e aos comportamentos rituais fixados pela tradição. Viver uma vida Excelente ou Virtuosa, para muitos antigos era o caminho para felicidade. Assim, havia as Aretai (Virtudes, Excelências) cívicas, Coragem, Temperança, Piedade e Justiça, e muitas outras pontuadas por legisladores e filósofos. Portanto, não é considerado piedoso aos olhos dos deuses aquele que apenas cumpre os ritos.
Eusebês, o piedoso, honra os deuses na medida correta, sem excessos. Tem por alguns deuses devoção muito particular, porém não desmerece os outros. Também possui uma relação saudável de amizade frente um ser que é superior, sem, contudo, temer exageradamente ou cair na dependência deles. Ser piedoso é caminhar numa via contrária a da Deisedaimonia, Superstição, ou seja, medo excessivo do além.
A eusebeia se manifesta em ações, não em palavras como no Cristianismo. Configurando-se nos ritos e atuação social.