QUANDO O SACERDOTE PERDE O TEMOR A DEUS

Ouça! Conhecimento é diferente de informação. Deus não diz que o povo SERÁ destruído por falta de conhecimento, mas que "o povo FOI destruído, porque lhe faltou conhecimento", ou seja, faltou clareza, discernimento e razão, o que nos mostra que Israel naquele momento não estava tendo bom-senso para com a sua impiedade. A sua ignorância era tão grande que eles não estavam conseguindo fazer com que a sua insipiência não fosse vista. Não era a informação que eles tinham, mas o seu obscurantismo que atrapalhava e mostrava a sua inabilidade de lidar com Deus, e tudo isto foi causado por causa da infidelidade de seus sacerdotes que se corromperam.

As palavras de Deus são fortes e não há como argumentar. O homem com suas maldades acredita poder fazer o que quer, que no final Deus sempre o amará, o que não é mentira. No entanto, muitos ouvirão o que Israel ouviu - "...o Senhor tem uma acusação...a fidelidade e o amor desapareceram desta terra, como também o conhecimento de Deus. Só se veem maldição..." -, porque os seus sacerdotes rejeitaram o conhecimento, e porque eles fizeram isto Deus também os rejeitou - V.6. Não foi Deus quem não quis dar, o povo deixou de receber, porque os seus sacerdotes se recusaram a receber, preferiram a mentira; envolveram-se em assassinatos, roubos; adultério; ultrapassaram todos os limites - V2.

O povo até tinha algumas informações sobre Deus, mas elas não eram o suficiente para os fazerem deixar o pecado. A negligência dos sacerdotes fez com eles deixassem de ensinar, de mostrar o caminho e de apontar a direção, coisas que jamais um sacerdote de Deus pode deixar de fazer. Sua função, porém muda quando eles permitem ser dirigido por um espírito de prostituição (V.12), neste momento já se afastaram do Senhor, abandonaram os seus conceitos e as suas verdades, já não veem nelas valores a serem seguidas - "Como pode o Senhor apascentá-los como cordeiros na campina?", o choro , o lamento, a dor de Deus é visível neste texto - "Mesmo quando acaba a bebida, eles continuam em sua prostituição; seus governantes amam profundamente os caminhos vergonhosos", no entanto Deus é tão maravilhoso que nessas horas encontra espaço para demonstrar o tamanho de seu amor para com o seu povo e o homem.

.............

"Minhas palavras, meu púlpito"