PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 10,7-13)(11/6/18)
Caríssimos, seguir os passos de Cristo conduzidos pela sabedoria do Seu Espírito, é essa a vontade de Deus Pai, escutada e praticada por meio do dom da oração. São Paulo e São Barnabé com a Igreja de Antioquia, vivam essa dimensão da presença real do Senhor a lhes conduzir nas tarefas pastorais que lhes cabia no anúncio do Santo Evangelho; é bem como nos sucede hoje por meio do Santo Padre e de nossos bispos, sucessores dos Apóstolos.
Por eles, o Senhor nos dá a nitidez e o poder de suas Palavras, a clareza do discernimento de como devemos nos portar, e os frutos de sua vontade praticada, como vimos no Evangelho de hoje: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!" E ainda nos livra dos apegos desnecessários: "Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento."
De fato, todos os filhos e filhas de Deus, estão à caminho do Reino dos Céus, e unânimes percorrem esse itinerário anunciando as suas maravilhas, pois o Senhor está no meio de nós, nos dando a segurança de Sua companhia e os efeitos eficazes de nossa evangelização, como Ele mesmo disse: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo."
Conclusão: Com efeito, a Igreja é o Corpo de Cristo e todos os seus membros são evangelizadores, pois vivem como regra de vida o Santo Evangelho e por isso o anunciam. Somos, no dizer do Senhor, os ramos de sua videira, e recebemos de sua seiva para darmos frutos de salvação. Porém, precisamos nos deixar podar pelo nosso Pai Eterno para darmos mais frutos ainda, pois não é possível viver em Cristo e sermos galhos secos. A graça e o amor de Deus nosso Pai e a ternura dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria, sejam a razão de ser do nosso testemunho de fé.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.