Razões para ter dúvidas

As pessoas deveriam respeitar quem pensa diferente e entender que não se deixa de acreditar em algo por capricho ou teimosia.Deixa-se de acreditar porque não se vê mais sentido em ideias que, de repente, percebemos que não correspondem à realidade. A gente reflete e percebe que já não pode acreditar cegamente em muitas coisas que nos disseram ser verdades absolutas.

Um bom exemplo é um canal ateu norte-americano que passa no Youtube em que um dos apresentadores é um ex-cristão e outro foi mórmon. Ambos fizeram profundos estudos da Bíblia e foram observando as contradições. Como pudemos ver, muitos dos ateus mais ferrenhos são pessoas que conhecem profundamente a Bíblia e que também fizeram muitos contrapontos da realidade com a religião.

Se raciocinarmos bem, religião é manipulação. O cristianismo lhe contamina com a ideia de que você já nasceu ruim e indigno e que, por isso, deve aceitar o sofrimento porque Jesus morreu por seus pecados. Assim, se você sofre é porque você não presta. Diga isso a uma criança que teve a má sorte de nascer num lar em que sofre, se não abuso sexual, pelo menos físico e/ou emocional. Ela está passando por isso por ser pecadora?

Estranho é que, embora ouçamos muito que temos de sofrer porque somos pecadores, o próprio Jesus, ao observar a situação do cego de nascença, disse que ele não nascera cego por causa de seu pecado ou porque seus pais fossem pecadores. Isso não entra em contradição com a ideia de que temos de carregar uma cruz porque Jesus morreu por nós? Ou de que já nascemos pecadores?

Entramos na religião principalmente para encontrar conforto diante do sofrimento e das dúvidas que sentimos. Quando eu entrei no espiritismo, por causa da doença de mãe, eu senti conforto no começo mas depois fui ficando inquieta com muitas questões que agora vou enumerar:

1-se você está sofrendo nesta vida, é para expiar o mal que fez em outra. Certo. Acontece que você não lembra e, se você não lembra do mal que fez em outra vida, será natural que se sinta infeliz e revoltado com um sofrimento que lhe é imposto sem razão aparente. Como você vai expiar um mal que não lembra de ter feito? Digamos que você nasce em um lar desestruturado, seja espancado e ouça que não presta o tempo todo. Por que você está passando por isso? Porque foi uma pessoa opressora e má em outra vida? Já que você não lembra de ter sido alguém ruim, isso vai lhe ajudar de que forma? Embora tal reflexão irrite espíritas convictos, ela já passou pela mente de muitas pessoas que inclusive já passaram pelo espiritismo.

2 - à medida que você reencarna, vai melhorando de vida. Então, alguém que nasceu na Noruega conquistou, por merecimento, o direito de nascer branco e num país em que terá todas as condições de ter boa educação e viver dignamente. Já quem nasceu em um país na África, como pecou muito em outra vida, nasceu negro e miserável. Está vendo? Então, nascer negro é um carma negativo? Isso dá margem até para ideias racistas. Entende-se que, quem nasceu branco e com uma situação melhor já está espiritualmente elevado.

E dá para admitir que uma criança morreu de fome aos cinco anos de idade, sem ter tido condições de lutar por si mesma, morreu para um propósito maior, uma elevação espiritual? Essa criança nem sabe por que está passando fome.

Dizem que sofremos porque somos pecadores, certo? Quanta gente já não sofre praticamente desde que nasceu, sem ter tido tempo de pecar? Que dizer das crianças que nascem no Oriente Médio ou Haiti, praticamente condenadas a viver uma rotina insegura, de violência e miséria? Falar do livre-arbítrio não é suficiente para explicar nada. Não escolhemos onde iremos nascer. Muitas crianças, se pudessem escolher, teriam nascido em condições muito diferentes.

Fala-se muito também que o sofrimento atual do mundo se deve à falta de crença em Jesus como nosso único salvador, mas analisemos os países com maior número de ateus no mundo: são os que têm os menores índices de corrupção e criminalidade. Muitos criminosos no Brasil ( até mesmo traficantes) tiveram educação religiosa e conhecem os dez mandamentos. Isso não os impede de roubar e matar.

Dizem que devemos ter fé, mas acontece que já foi provado que certezas absolutas podem nos impedir de ver tudo com mais clareza e discernimento. Ter dúvidas é admitir que não temos certeza. Quando alguém vem dizer algo do tipo: “você tem que carregar sua cruz” ou “Deus tem planos para sua vida e você tem de entender isso.” só podemos concluir uma coisa: essa pessoa é tão ignorante quanto nós e não sabe de nada. Ela não está dizendo uma verdade, apenas algo em que foi ensinada a acreditar e que, com certeza, jamais questionou.