SALVAÇÃO - GRAÇA, OU MÉRITO?
A salvação é pela graça, ou pelas obras? Somos salvos por nossos méritos e esforço, ou pela graça e misericórdia de Deus? A luz das Escrituras, podermos afirmar que a salvação é somente pela gração, e não pelas obras, méritos, ou esforço de alguém. "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie". (Ef 2.8,9). Vemos que segundo as Escrituras, nós só podemos obter a salvação pela graça de Deus, por meio da fé em Jesus Cristo, porque a salvação é de graça, é um dado livre (um presente) de Deus ao homem, não uma recompensa por seus próprios méritos, ou esforços. A salvação é "pela graça", "mediante a fé" - que (não vem de nós); é dom de Deus.
A fé que Paulo se refere em (Ef 2.8) é “dom” de Deus. O texto original grego koinê, usa a palavra χάρισμα chárisma, "dom" no (singular), que é mencionada dezessete vezes no Novo Testamento. O significado literal desta palavra, é "presente" ofericido por Deus como uma expressão de honra, uma dádiva, um donativo; privilégio adquirido de um modo sobrenatural. Além de χάρισμα chárisma, outras duas palavras gregas são usadas para se referir a “dom” (no singular). A primeira palavra δωρεάν dôrean, aparece só nos quatro Evangelhos e no livro de Atos e a segunda δώρημα dorêma, aparece nas epístolas aos Romanos (5.16) e Tiago (1.17). Ambas possuem o mesmo sentido: “dom abundante, gratuito, honrável”. Isso reforça a idéia de que o dom de Deus não é dado aos homens por “merecimento” (Rm 5.15), não pode ser adquirido pelas “obras” (Ef 2.9) nem tampouco comprado por “dinheiro” (At 8.18-20), porque o dom de Deus é um dado livre e graciosamente concedido por Ele aos homens, conforme diz as Escrituras: “Pela graça sois salvos”. (Ef 2.8).
Mas, com respeito a salvação pela graça, a história da Igreja, nos mostra que muitas batalhas teológicas foram travadas em torno dessa doutrina, como se ela precisasse ser acompanhada, complementada, ou receber alguma cooperação da nossa parte. Os primeiros reformadores do século XVI foram unânimes em dizer: “Somente a Graça”. A palavra “graça” χάρις charis, significa "favor" divino "imerecido". É um ato livre, espontâneo, por parte do Doador (Deus), que não teve um motivo ou merecimento naquele que recebe (o homem). Nesse sentido, a graça de Deus para nós, a Sua misericórdia, seria totalmente livre e gratuita, não podendo ser adquirida, comprada ou conquistada por nada que “façamos de bom”. A salvação não pode ser comprada ou conquistada por nós. O preço já foi pago. Esse preço era muito alto para que nós pudéssemos pagar. Cristo comprou nossa salvação com Seu sangue (1Co 6.20) e Sua obediência (Jo 6.38). A salvação é de graça – como um presente. Ouro e prata não pode comprar.
O que o homem pode oferecer em troca de sua salvação?
Absolutamente nada, porque o homem está morto em seus delitos e pecados. Não há um justo sequer (Rm 3.10), não há quem busque a Deus (Rm 3.11), não há quem faça o bem (Rm 3.12). O homem não tem nada a oferecer, somente se dispõe a receber o favor imerecido de Deus. Se não fosse assim, “a graça já não seria graça” (Rm 11.6). Esta graça salvadora vem em plenitude na pessoa de Jesus Cristo, pois somente Ele é o dom inefável de Deus ao mundo.
O homem só pode salvar-se em Cristo e através de Cristo.
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Ef 2.8,9). A “salvação” σωτηρίας sotêrias, pela “graça” χάρις charis, por meio da fé, é o maior dom de Deus dado à humanidade através do sacrifício de Jesus Cristo. A salvação é um presente de Deus não um pagamento, como sele devesse algo a alguém. Por isso, a salvação jamais poderá ser conquistada pelas obras, porque a obra perfeita da salvação já foi plenamente realizada por Cristo na cruz (Jo 19.30). O único lugar que o homem pode conquistar ou merecer pelo próprio esforço é o γέεννα geenna, “inferno”; ninguém pode receber de Deus a σωτηρίας sotêrias, “salvação” pelo próprio esforço, ou mérito.
A salvação é pela graça – mediante fé. Fomos alcançados pela graça salvadora não pelos próprios méritos, mas pela instrumentalidade da fé que é "dom de Deus". João Calvino (teólogo cristão e reformador protestante) ilustra bem essa verdade: “A fé traz a Deus uma pessoa vazia para que se possa encher das bênçãos de Cristo”.
Porém, é importante dizer que a fé para salvação não se trata de qualquer tipo de fé. O ponto chave a ser analisado aqui não é a fé em si mesma, mas a causa da fé. Paulo não está falando de fé em religião, ou nas tradições familiares. Ele não está ensinando fé em amuletos, ou em superstições religiosas. Não é, fé nos ídolos "imagens de escultura esculpidas pelos homens". Não é esse tipo de fé que o apóstolo Paulo está ensinando. Não é, fé naquilo que se vê, mas naquilo que não se vê. É fé em Jesus Cristo, o Único Salvador da humanidade.
“Salvação”?
"Somente pela graça".
JESUS FAZ A DIFERENÇA.