PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 16,20-23a)(11/5/18)
Caríssimos, a certeza de que Deus nos ama e age sempre em nosso favor, nos faz sentir-nos seguros e de que Nele temos tudo, pois é Ele quem sustenta a nossa fé. Na primeira leitura de hoje, Paulo teve a confirmação dessa verdade ao escutar o Senhor numa visão: “Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que me pertence”.
Caríssimos, também nós que fomos batizados recebemos o dom do Espírito Santo, para vivermos o mesmo relacionamento espiritual com o Senhor, por meio da oração, da Santa Eucaristia e de Sua Palavra, presença viva que nos fala prontamente; e ainda como Ele nos ensinou, por Sua Igreja, tendo à frente Pedro, presente na sua pessoa do Santo Padre: "E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus."
No Evangelho de hoje, Jesus faz uma analogia (comparação) entre a mulher em dores de parto e os discípulos que sofrem as dores por sua partida, dizendo-lhes: "A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo. Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. Naquele dia, não me perguntareis mais nada”.
Conclusão: A alegria do Senhor ressuscitado é o sinal de sua presença em nós, que o amamos e nos dedicamos à Ele todos os dias de nossa vida; sim, porque o Senhor, por meio de sua Onipresença, continua conosco como Ele mesmo disse: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." Ora, se Deus é por nós, quem será contra nós?
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.