IGREJA LOCAL E IGREJA UNIVERSAL
Do ponto de vista bíblico, a palavra igreja possui mais de um sentido. No Novo Testamento e especialmente nas epístolas de Paulo vemos que a palavra igreja possui implicação local e universal. Enquanto a igreja local é conforme as pessoas veem, a igreja universal é a igreja conforme Deus vê. O texto bíblico que mais sugere essa ideia é o que Paulo escreveu aos (Efésios, capítulo 2, versos 11 a 22). Esse texto nos revela que embora a igreja seja essencialmente uma comunidade de pessoas, ela também é semelhante a “um edifício” - v.21 e particularmente a um templo, mas, no (v.16), a igreja é descrita por Paulo de modo peculiar, como sendo “um corpo”.
John MacArthur explica que “somos o Corpo de Cristo; com isto, Deus está querendo indicar que somos um organismo que cresce, funciona, reage, está vivo e em movimento, respondendo ao comando de Sua cabeça que é Cristo”.
Igreja Local
A igreja local como organização (é uma comunidade visível) denominacional, que possui um endereço fixo com CNPJ, tem um sistema de governo, ou ministério eclesiástico de homens geralmente composto de Pastores, Presbíteros e Diáconos. A igreja local também é composta de pessoas crentes batizadas em Cristo, inscritas no rol de membros, para fins de adoração, evangelização, edificação e serviço. Existem vários textos bíblicos que confirmam o “sentido local” da igreja (At 8.1; 11.22; 13.1; 20.17; Rm 16.1; 1Co 1.2; 16.1,19; 2Co 8.1; Cl 4.16; 1Ts 1.1; Gl 1.2,27).
Assim, podemos dizer que nesse sentido a igreja local oferece oportunidades de relacionamentos, comunhão, aprendizado, crescimento com respeito a maturidade espiritual e discernimento das responsabilidades individuais. Isso, porém, não significa que todos os membros da igreja visível pertencem a igreja invisível. Augusutus Nicodemos comenta que a igreja no sentido institucional (visível), é imperfeita, incompleta, ela se expressa de muitas formas diferentes porque existem diferentes denominações e ela sessará de existir na vinda do Senhor Jesus, permanecendo apenas a igreja invisível (universal) que é única e que entrará na eternidade com Deus.
Concordo com a posição do Reverendo Augustos, porque, embora muitas dessas pessoas que fazem parte da igreja visível possam enganar os homens, pregar o Evangelho, expulsar demônios e realizar sinais no Nome de Cristo, no dia do juízo final elas serão desmascaradas e severamente punidas pelo Senhor Jesus (Mt 7.15-23; 13.24-50; 25.1-46).
Igreja Universal
A Igreja universal, ou organismo vivo é “o ajuntamento de todos os salvos de todas as épocas e de todos os lugares da terra”. Igreja no sentido universal refere-se a todos os cristãos salvos, vivos ou mortos em Cristo Jesus. Só existe uma igreja universal e esta não possui denominações. Dessa forma ela (é invisível) aos olhos humanos, porque, nós não temos o discernimento correto de quais são aqueles que são realmente salvos, porém, a igreja invisível é composta de verdadeiros crentes independente de lugar ou época, e que pertencem a Cristo, pois, se arrependeram de seus pecados e, o reconhecem como Senhor e Salvador de suas vidas tornando assim a igreja universal de Cristo, “a noiva de Cristo”.
A igreja invisível é única, não existe outras. Fazem parte dessa igreja aqueles que Deus chama através de Sua Palavra. Mas, apesar desse chamado ser universal, no sentido de que o convite é feito a todos sem exceção, apenas podem responder positivamente a esse chamado aqueles que são regenerados pelo Espírito Santo. Em (Mateus 16.18), o Senhor Jesus revelou que edificaria a “Sua Igreja”, e não igrejas, no plural. Ele amou “a Igreja” e sacrificou-se por ela (Ef 5.25). Novamente aqui o sentido de igreja é universal – invisível, o povo eleito (escolhido) por Deus antes da fundação do mundo. É essa igreja que entrará na vida eterna, no “novo céu e na nova terra onde habita a justiça” (2Pe 2.13). Portanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e autenticado com esse selo: “O Senhor conhece os que são seus” (2Tm 2.19).
JESUS FAZ A DIFERENÇA