PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 6,16-21)(14/4/18)
Caríssimos, na vida em comunidade não poder haver privilégiados, porque a santidade não é privilégio de poucos, mas um bem eterno para todos. Por isso, ninguém se apropri de bem algum fora da vontade de Deus, seja intelectual, espiritual, moral, ou material; porque todos os bens pertence somente à Deus e Ele os distribui como lhe apraz para que seja também o bem de todos.
Somos templos da Palavra, por isso, vivemos da Palavra, porque ela é a vida de nossas almas. Fora da Palavra, isto é, do Verbo de Deus; se encontra tudo o que nos provoca, tudo o que nos tira a paz interior, tudo o que não é a vontade do Senhor. Todavia, não somos deste mundo para vivermos conforme a mentalidade deste mundo, pois deste mundo o Senhor já nos tirou (cf. Jo 17,16-19); estamos aqui só para testemunhar o Seu Amor, pois o Senhor veio salvar a todos os que creem no Seu Nome e acolhem a Sua Vontade, expressa em Sua Palavra da qual Ele nos faz portadores.
No Evangelho de hoje, Jesus dá uma demonstração do seu poder para que os discípulos não duvidassem de quem Ele era; no entanto, eles se encheram de medo, pois demoraram crê que seria possível alguém caminhar sobre as águas e contra a forte ventania que os circundava; para eles, que estavam exaustos de tanto remar, isso seria impossível.
De fato, também nós aqui estamos navegando no mar revolto desta mundo esperando a vinda gloriosa de Cristo; também estamos como que exaustos de tanto remar contra os terríveis tufões deste mar tenebroso. No entanto, o Senhor nos acalma como acalmou os discípulos, dizendo: "Sou eu. Não tenhais medo”. Ou seja, o Senhor está sempre conosco e nos conduz ao Porto Seguro do Seu Reino.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.