PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 3,7b-15)(10/4/18)
"A multidão era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum." Caríssimos, isto significa viver conduzidos pelo Espírito do Senhor e seu santo modo de agir. Pois aqueles que Cristo salvou são exemplos de sua presença aonde Ele os reúne, como bem atesta São Pedro nestas palavras: "Comportai-vos nobremente entre os pagãos. Assim, naquilo em que vos caluniam como malfeitores, chegarão, considerando vossas boas obras, a glorificar a Deus no dia em que ele os visitar."
Caríssimos, Deus criou todas as coisas, tudo está sob o seu poder, nada escapa ao seu julgamento a cada instante e no juízo final; cabe à nós viver como Ele nos ensina: "Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus." (Miq 6,8). Não viver isto é se perder sem rumo certo, é viver no inferno que os pecados gera.
Amados irmãos prestem bem atenção nesta frase: "Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”. Ora, Jesus fala isso ao mestre da Lei, Nicodemos, mostrando que os filhos de Deus nascem do Espírito Santo como Ele nasceu, é isto que constitui o batismo que recebemos como novo nascimento para a vida eterna; ninguém nasce do Espírito do Senhor para continuar praticando pecado, mas sim, para viver em estado de graça permanente.
Conclusão: Um filho de Deus é um filho de Deus, por isso, jamais pensa mal, jamais fala mal e jamais pratica mal algum, tudo o que é mal só vem do Mal; e se o fizer estará contradizendo o novo nascimento recebido do Espírito Santo. Eis o escreveu São Pedro a esse respeito: "À maneira de filhos obedientes, já não vos amoldeis aos desejos que tínheis antes, no tempo da vossa ignorância. A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)."
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.